sexta-feira, 04 abril 2025

P Personalidades

Pedro Cardoso

Professor, Jornalista, Poeta e defensor das ideias democráticas

Nasceu no Fogo a 13 de Setembro de 1883 e faleceu no hospital da Praia a 31 de Outubro de 1942. Professor primário, Jornalista polémico e poeta brilhante, este intelectual e polígrafo foi pioneiro na libertação e elevou idioma de Cabo Verde a sua posição de linguístico folclore – dignificação da sua língua.

Embora grande parte da sua obra seja em língua portuguesa foi um dos mais devotados e lúcidos defensores da valorização do dialecto crioulo de Cabo Verde. Além da contribuição como criador, travou polémicas na imprensa local. Defensor de ideais democráticos, desfrutava de grande estima e prestigio no arquipélago.

Da geração de Eugénio Tavares, colaborou em vários jornais como a Mocidade Africana, e outras publicações locais, tendo sido fundador e proprietário do jornal Manduco, o primeiro jornal, fundado na década de 20 do século passado.

Tido como poeta/profeta nacionalista em 1921 publica “ODE A ÁFRICA” – converge atitude de carácter universal e denunciou a situação vivida no continente Africano. Originário de uma ilha de emigrantes, Cardoso sentiu no íntimo toda a tragédia da mudança. Autor de várias publicadas: Cabo-verdianos (1915), Jardim das Hespérides (1926), Duas Canções (1927), Primícias (1927), Algas e Corais (1928), Hespérides – fragmentos de um poema perdido em triste e miserando naufrágio (1930), Folclore Cabo-verdiano (1933), Sonetos e Redondilhas (1934), Lírios e Cravos (1951 – a titulo póstumo). Por Decreto Presidencial N.º 3/95, de 2 de Fevereiro, Pedro Monteiro Cardoso foi agraciado, a título póstumo, com o Segundo Grau da Ordem do Dragoeiro.

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is 10MB. Only gif,jpg,png files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    Agenda/Eventos

    No events

    Diáspora

    Crónicas

    Carta do Leitor

    Guia Turístico

    Inquérito

    Nothing found!

    logo fogoportal white

    Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)