19-08-2018

E Editorial

Editorial

“O cidadão deve saber ou, pelo menos, deve ser colocado em condição de saber”
(Norberto Bobbio, 1992).

Nos dias de hoje, a acesso à informação constitui um direito prioritário e fundamental de qualquer cidadão. Um direito que em Cabo Verde provém da Constituição da República (art.º 48) que diz que “ todos têm a liberdade de informar e de serem informados, procurando, recebendo e divulgando informações e ideias, sob qualquer forma, sem limitações, discri­minações ou impedimentos”.

É com base nesses pressupostos que surge o Fogo.cv. Um portal destinado a promover a Ilha do Fogo e todos os foguenses, residentes e/ou na diáspora, independentemente da sua crença político-partidária ou  religiosa. 

Um instrumento que vai propiciar uma interacção permanente com os cidadãos e a sociedade foguense em geral, através das informações que veicula, dando visibilidade àquilo que se crê ser o essencial do quotidiano da ilha, da vivência da sua população no, das manifestações culturais, do turismo e lazer, bem como de todas as actividades que fazem crescer e desenvolver a Ilha do Vulcão.

Este portal apresenta-se como um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguentes expalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal.

Em termos de conteúdo, fogo.cv aborda artigos sobre questões de actualidade, nos mais diversos dominios, assim como da sua história, do património histórico, cultural, turístico e ambiental do Fogo. Por outra parte, reflete as preocupações e os anseios dos foguenses e reserva espaços para as contribuiçoes e/ou sugestoes que visam a melhoria da qualidade do portal.   

Para que cumpra os objectivos preconizados, sobretudo de ser um instrumento de comunicação e de interactividade com os cidadãos por excelência, Djarfogo virtual terá de contar com o empenho e dedicação de toda a equipa técnica e, acima de tudo, com a solidariedade e colaboração de todos os filhos do Fogo.

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)