21-06-2018

G Guia Turístico

Monte Velha--Perimetro florestal convidativo

Monte Velha

Cabo Verde, por possuir um clima seco e algumas zonas muito áridas, com secas frequentes sempre se preocupou com a florestação, num processo iniciado desde 1928. O Perímetro Florestal de Monte Velha localizado na região norte da ilha do Fogo, no concelho dos Mosteiros, a 1913 metros de altitude, numa zona de montanhas férteis e micro climas diversos, ocupando uma área de cerca de 800 ha, foi construído entre 1941 a 1947. Além de Eucaliptos, Pinheiros, sisal possui o famoso banco de germoplasma de plantas endémicas.

O clima costuma ser ameno com uma temperatura média por volta dos 22º C, sendo mais fresco de Dezembro a Março e chuvoso de Julho a Outubro.

A floresta caracteriza-se principalmente pela presença de espécies arbóreas como os eucaliptos, cupressus e grevilhas.

A viagem desde Chã das Caldeiras até à entrada do Perímetro, em Fernão Gomes, constitui por si só uma experiência única, com a “floresta de pedras” a dar lugar pouco a pouco à floresta de árvores, prenunciando, desde já, a aventura que será o passeio dentro do Perímetro.

Dentro da Floresta existem várias trilhas sendo as mais importantes as caminhadas de Fernão Gomes/Ribeira Filipe; Fernão Gomes/Casa do Presidente/Chupadeirão e Fernão Gomes/Casa do Presidente/Pai António, oferecendo uma excelente vista da ilha.

A caminhada Fernão Gomes/Casa do Presidente/Pai António é a mais usada actualmente pelos turistas. O final desta trilha é tão emocionante como a partida pois as espécies florestais vão sendo substituídas por cafeeiros e bananeiras à medida que nos aproximamos da comunidade de Pai António, que conferem riqueza à paisagem.

Pelo caminho podemos também observar o famoso dragoeiro acompanhado do melodioso canto da passarinha (ave endémica de Cabo Verde).

Passear pelas trilhas de Monte Velha é uma aventura fantástica tanto para o corpo como para a mente. Com um aprazível clima de montanha, Monte Velha é o lugar ideal para um merecido descanso e piquenique.

Não se esqueça de contactar um guia local antes de aventurar pela Floresta, de forma a garantir o conforto e a segurança necessários à caminhada.

Monte Velha pertence ao Parque Natural da Ilha do Fogo. Esta floresta que é composto por eucaliptos, pinheiros, sisal e várias outras plantas endémicas foi parcialmente destruída por um incêndio em Junho de 2004. Ao visitar Monte Velha tenha cuidado com o fogo (lume).

O maior incendio registado neste perímetro ocorreu a 02 de Maio de 2014, incluindo as zonas altas dos Mosteiros, atingindo mais de 70% do perímetro florestal de Monte Velha, destruindo arbustos, pastos, plantas endémicas e algumas árvores de maior porte, mas também uma área expressiva de terreno agrícola, nomeadamente de produção de café e de outras fruteiras.

Este incendio, o de maior proporção de que há registo, consumiu uma área florestal de 627 hectares, o corresponde a cerca de 74 por cento (%) da área total da floresta de Monte Velha (851 hectares) e desde então as autoridades tem realizado anualmente campanha de reflorestação para recuperar a área ardida.

Comments fornecido por CComment

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)