quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

Resultados de testes passam a ser enviados para telemóveis dos passageiros

A plataforma digital de gestão de testes hoje apresentada, na Cidade da Praia, funciona no telemóvel e visa principalmente “facilitar a vida do viajante”, segundo o apresentador Miguel Lopes.

“O viajante não precisa de ir a uma estrutura de saúde para marcar o seu teste e, sobretudo, não precisa de ir lá para receber o  resultado”, garantiu Miguel Lopes, em declarações à imprensa, à margem das medidas que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje ao País.

Entre elas está a previsão da chegada, no primeiro trimestre do próximo ano,  das vacinas contra a covid-19 e a saída da ilha de Santiago do Estado de Calamidade para o de Contingência, por causa da “evolução muito positiva” verificada.

Com o novo dispositivo, a funcionar, dentro de dias, de acordo com Miguel Lopes, os passageiros já não terão a necessidade de imprimir o resultado dos testes para levar e apresentar no  aeroporto.

O interessante, segundo aquele técnico, vai receber um código e com o qual abrirá o relatório que confirmará que, de facto a pessoa fez o teste à covid-19 numa estrutura de Saúde.

Instado sobre a forma de pagamento, afirmou que neste momento se está a trabalhar na referida plataforma para que este procedimento seja também feito online.

“Tivemos  alguns constrangimentos, mas já estamos na fase de teste para finalizarmos o pagamento online, sem precisar de se deslocar a um banco ou a uma estrutura de saúde”, apontou.

O relatório vai ser em dois idiomas, ou seja, em português e em inglês.

Miguel Lopes informou que a ideia inicial era que o documento fosse produzido também em francês e em espanhol, mas que verificaram que ia ficar “muito cheio”.

Neste momento, conforme avançou Miguel Lopes, a plataforma já está a funcionar para os viajantes com  destino ao estrangeiro e que até ao fim desta semana vai estar disponível para quem viaja dentro do País.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)