sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Médico mosteirense cria fundo para aquisição de testes rápidos e equipamentos de protecção

O médico especialista na área de cardiologia Lúcio Fernandes, natural dos Mosteiros, criou um fundo para mobilizar recursos para aquisição de testes rápidos e outros equipamentos de protecção para testagem e distribuição às populações mais vulneráveis.

Esta informação foi avançada pelo deputado do PAICV, Nuías Silva, que, enquanto deputado eleito pelo círculo eleitoral do Fogo, já contribuiu para o fundo.

Trata-se de uma iniciativa de Lúcio Fernandes, e os deputados associaram à mesma, assim como outras pessoas residentes na ilha, no País e na diáspora, e empresários estão a contribuir para aquisição de testes rápidos para testagem na comunidade.

“Apelamos aos emigrantes, empresários e demais benfeitores para juntos mobilizarmos os recursos e apoios necessários para ajudar na massificação de testagem à população como forma de despistagem e combate à pandemia e propagação do vírus na ilha”, advogou Nuías Silva,

Com os recursos disponibilizado até então, a Inforpress soube que foram adquiridos perto de mil testes rápidos que foram utilizados na testagem da população da zona sul dos Mosteiros, além de máscaras que foram distribuídos, mas o promotor da iniciativa vai adquirir novos equipamentos para ajudar as autoridades neste combate.

O médico deve deslocar-se a Cidade da Praia, onde trabalha, hoje, para adquirir, mais testes rápidos e outros equipamentos para regressar para realização dos testes.

A Inforpress tentou um contacto telefónico com o promotor da iniciativa, para se inteirar de mais pormenores, mas não foi possível.

Os testes rápidos custam à volta de mil escudos cada e vários segmentos da população entendem que o Governo deve massificar esses testes para atingir o maior número de pessoas e depois direccionar para testes PCR para estancar a epidemia.

Na quinta-feira, 03, não foi reportado nenhum caso positivo, apenas seis casos negativos de igual número de amostras dos contactos directos dos primeiros dois casos diagnosticados nos bairros de Santa Filomena e Cruz Vermelha.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)