sexta-feira, 10 julho 2020

N Notícias

Águabrava reduziu quantidade do cloro usado no tratamento da água – responsável

A Empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) reduziu um pouco a quantidade de cloro utilizado no tratamento preventivo da água de um dos reservatórios que abastece parte da cidade de São Filipe.

Depois de alguns consumidores terem reclamado do sabor e do cheiro da água, que para alguns está imprópria para o consumo, o administrador/delegado da Águabrava, Rui Évora, avançou à Inforpress que a empresa está a fazer o tratamento preventivo da água, com recurso ao cloro e que uma quantidade residual pode permanecer na água por algum tempo, observando que na semana passada fez-se a medição e que a concentração está no mínimo recomendado.

“As pessoas não estão habituadas a usar água tratada que é desagradável no início, e mandamos reduzir um pouco a quantidade do cloro”, afirmou o administrador/delegado, sublinhando que, neste momento, o tratamento preventivo da água resume-se ao reservatório de Benexa que abastece parte da cidade e arredores, mas que o tratamento vai ser alargado nos outros pontos de distribuição de água.

Com relação a Chã das Caldeiras que é abastecida através da água captada de um furo de prospecção de água, contrariamente a reclamação de algumas pessoas, Rui Évora indicou que a situação conheceu alguma melhoria.

“Em Chã das Caldeiras estamos a fazer monitorização da água do furo e não tem havido alteração de estabilidade”, indicou o responsável da Águabrava, referindo que, pelo contrário, registou alguma melhoria em termos de quantidade de concentração de sais totais (condutividade).

Este indicou que com a introdução de alguns parâmetros, nomeadamente a diminuição de quantidade da água explorada por hora e por dia, a empresa conseguiu melhorar um pouco a quantidade de sais totais dissolvidos, que passou de 1.400 microsiemens por centímetros, para os 950, muito abaixo do máximo recomendado que é de dois mil microsiemens.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)