sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Dezoito bombeiros voluntários estão a combater incêndio no perímetro florestal de Monte Velha

Dezoito bombeiros voluntários dos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina estão no terreno a combater um incêndio que deflagrou esta tarde no perímetro florestal de Monte Velha, no município dos Mosteiros.

O vereador da área de Protecção Civil do município dos Mosteiros, Jaime Monteiro Júnior, disse à Inforpress que o incêndio terá começado por volta das 16:00 horas, na localidade de Fernão Gomes, à entrada do perímetro florestal, quando um agricultor fazia queima na sua propriedade, tendo o fogo fugido do seu controle devido ao factor vento.

Jaime Monteiro disse que enviou uma equipa de Protecção Civil, constituída por 12 homens e mais seis do município de Santa Catarina do Fogo, que às 19:00 ainda estavam a tentar circunscrever o fogo que chegou a estar controlado, mas que devido ao forte vento que se faz sentir no local, ganhou uma dimensão maior.

O autarca avançou que os bombeiros não dispõem de equipamentos para trabalhar durante a noite, nomeadamente de lanternas, e estão a tentar combater o máximo que podem, caso contrário regressam à base para votarem ao local nas primeiras horas do dia de amanhã.

A equipa de Protecção Civil, segundo o mesmo, só chegou ao local depois das 18:00 horas, porque fizeram o percurso via Santa Catarina, devido a inexistência de acesso ao perímetro florestal de Monte Velha a partir do município dos Mosteiros, lembrando que fazia todo o sentido a construção de uma estrada para este perímetro via Achada Maurício, defendida pela autarquia, que seria muito mais rápido.

O fogo continua a alastrar, segundo o responsável, em direcção a parte alta do perímetro consoante o vento, mas pode mudar de direcção se houver mudança de direcção do vento.

Há mais de cinco anos que não se registava incêndio no perímetro florestal de Monte Velha, sendo que o último ocorreu em meados de Maio de 2015 e consumiu na altura mais de 700 hectares do perímetro florestal e de parte de terreno de agricultura da zona alta dos Mosteiros.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)