sábado, 20 abril 2024

N Notícias

Hospital regional compra aparelho de endoscopia na Itália

O aparelho de endoscopia e vídeo endoscopia para o hospital regional São Francisco de Assis já foi adquirido na Itália e será encaminhado para Cabo Verde assim que a situação do novo coronavírus (covid-19) normalizar.

A informação foi avançada à Inforpress pelo director do hospital, Evandro Monteiro, observando que o aparelho foi adquirido não obstante o mentor do projecto, o gastrenterologista/endoscopia e cirurgião Dato Domenico ter falecido no ano passado, devido a um problema cardíaco.

Evandro Monteiro aproveitou para agradecer por aquilo que aquele especialista italiano fez para ilha, região e para o País, observando que o equipamento está à espera do fim da pandemia para ser enviado para a ilha e para a sua utilização.

O projecto do gastrenterologista/endoscopia e cirurgião italiano visava a instalação do serviço ambulatório de gastrenterologia com equipamentos novos e modernos, com “grandes ganhos” numa área que o hospital regional tem muitas dificuldades.

Com a chegada e instalação do equipamento, o hospital passará a realizar diagnóstico e tratamento das patologias digestivas na região sanitária Fogo/Brava.

Por outro lado, o director do hospital avançou que o serviço de Internet para permitir o normal funcionamento do aparelho de mamografia já foi instalado e que assim que a situação normalizar passará a funcionar em pleno.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)