sexta-feira, 26 abril 2024

N Notícias

Covid-19: COOPAP reduz a produção de queijo por falta de mercado

A Cooperativa de Produtos Agrícolas e Pecuárias (COOPAP) de Cutelo Capado reduziu a sua produção de queijo e derivados de leite para menos de 40 por cento (%), devido à problemática do novo coronavírus (covid-19).

O responsável da COOPAP, Camilo Nédio, contactado pela Inforpress justificou a diminuição da produção não pela falta de matéria-prima (leite) mas devido às medidas de restrição no quadro da prevenção da problemática da Covid-19.

“O problema é que a venda diminuiu com o encerramento de muitos hotéis que recebiam o nosso produto, nas lojas também a venda diminuiu, não há turistas e visitantes que vinham de férias e que representavam uma boa saída para o queijo”, observou Camilo Nédio, observando que neste momento há apenas o espaço nacional.

Este avançou ainda que os pastores não estão a produzir o queijo caseiro devido à dificuldade na sua colocação no mercado, muitos deixaram de alimentar o seu gado com ração e milho e não estão a observar as regras porque não há saída para o leite.

A COOPAP de Cutelo Capado funciona com leite fornecido por 27 criadores de gado, mas com a pandemia do novo coronavírus está a operar neste momento com apenas 11 pastores, mas mesmo assim não recebe toda a produção de leite.

O objectivo da cooperativa há um ano era inscrever os criadores no sistema de previdência social e aumentar para 40 o número de criadores agregados à cooperativa beneficiando de forma directa e indirecta perto de 170 famílias ligadas à produção de leite, sendo que uma boa parte chefiada por mulheres, mas devido a três anos de seca consecutivas, segundo o responsável, muitos não aguentaram e acabaram por desistir.

Igualmente um dos objectivos era aumentar a produção para, ao menos 300 queijos/dia, mas também trabalhar todas as etapas de produção para obter a certificação de qualidade da cooperativa de Cutelo Capado de modo a entrar na rede de distribuição junto dos mercados hoteleiros.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)