sexta-feira, 04 abril 2025

N Notícias

Covid-19: Câmara Municipal dos Mosteiros decide suspender atendimento público presencial

A Câmara Municipal dos Mosteiros suspendeu o atendimento presidencial ao público até 20 de Abril, no quadro das medidas preventivas para estancar o avanço do novo coronavírus (Covid-19).

Durante esse período, os vereadores e o secretário municipal passam a fazer o atendimento ao público através de contactos telefónicos e por correio electrónico, que foram publicitados para que os interessados tenham acesso a este meio de contacto e comunicação.

Esta é uma das várias medidas tomadas pela autarquia dos Mosteiros, que alega numa nota de imprensa que “Cabo Verde passou a integrar a lista dos países infectados pela pandemia de novo coronavírus, facto que constitui enorme preocupação e provocou a reacção do Governo que adoptou um conjunto de medidas”.

A câmara, enquanto autoridade local com responsabilidade nesta matéria, referiu na nota, congratulou-se com as medidas do Governo e, após a sua análise em sede de reunião camarária, decidiu pela implementação de outros mecanismos e reforçar as acções a nível municipal, sobretudo no sector da saúde.

Assim, além da suspensão do atendimento ao público nos gabinetes, esta instituição vai disponibilizar álcool em gel a todos os serviços da câmara e proceder a desinfecção permanente, devendo os colaboradores do balcão único manter a distância regulamentar.

Nas medidas adoptadas, a autarquia recomenda os estabelecimentos comerciais a manter no seu interior um número não superior a cinco pessoas, em simultâneo, enquanto as instituições públicas, serviços desconcentrados, restaurantes e outros devem intensificar acções de limpeza das suas instalações, disponibilizar álcool em gel aos seus clientes, divulgar informações relacionadas com Covid-19 e as medidas de prevenção.

Das medidas constam ainda a suspenção do funcionamento das casas nocturnas e demais estabelecimentos dedicados à realização de festas, eventos ou recepções, assim como a suspensão em todo o território municipal de actividades culturais, recreativas e desportivas, que promovam a aglomeração de pessoas.

A câmara vai intensificar a fiscalização económica municipal, sobretudo o comércio ambulante ilegal, com apoio da Policia Nacional, operacionalizar o serviço municipal de bombeiros voluntários em coordenação com a Delegacia de Saúde de São Filipe e disponibilizar dois apartamentos no complexo Casa para Todos para garantir a quarentena de técnicos de saúde em eventuais contactos com pessoas infectada.

Igualmente vai disponibilizar as instalações do antigo hospital à Delegacia de Saúde para a instalação dos serviços da Saúde Reprodutiva.

Juntamente com a Policia Nacional, a autarquia dos Mosteiros vai fiscalizar o cumprimento das medidas tomadas pelo Governo e pela câmara.

Inforpress/Fim

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is 10MB. Only gif,jpg,png files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    Agenda/Eventos

    No events

    Diáspora

    Crónicas

    Carta do Leitor

    Guia Turístico

    Inquérito

    Nothing found!

    logo fogoportal white

    Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)