sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Ilha do Fogo acolhe décima Reunião dos Ministros do Turismo da CPLP

A ilha do Fogo acolhe entre os dias 13 e 15 a décima Reunião dos Ministros do Turismo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), dando seguimento à reunião realizada em 2017, no Brasil.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério do Turismo, a reunião dos ministros do Turismo da CPLP vai incidir sobre os desafios e oportunidades do ”enorme potencial” que o turismo encerra no espaço CPLP e que “estrategicamente” importa “promover, dinamizar e explorar de forma sustentável”.

A reunião, que se realiza na cidade de São Filipe, no dia 15, é precedida da VIª reunião de ponto focal de Turismo da CPLP, agendado para os dias 13 e 14, e cuja abertura é presidida pelo ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves.

A escolha da ilha do Fogo para albergar este evento do espaço da CPLP, de acordo com a mesma fonte, vem na linha do que estabelece o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2017-2021 e no cumprimento do seu primeiro objectivo estruturante, que é o de “fazer de Cabo Verde uma economia de circulação localizada no Atlântico Médio”.

Igualmente, esta escolha visa preconizar o desenvolvimento do turismo, a diversificação dos destinos internos e dos produtos, fazendo com que o turismo seja um fenómeno que se generalize a todas as ilhas.

As grandes opções do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Cabo Verde 2018 – 2030 (GOPEDS Turismo 2018-2030) estabelece que o Governo, em estreita articulação com as autarquias e outros protagonistas das ilhas, desenvolva os masterplan de turismo para cada uma das ilhas, definindo as acções a desenvolver a médio e longo prazos, no respectivo território, visando os objectivos macro traçados pelas GOPEDS-Turismo.

É entendimento do Governo que a concretização dessa visão estratégica exige um novo modelo de governação turística, determinando em consequência uma profunda reforma do quadro institucional, cujas fragilidades foram há muito identificadas e têm vindo a ser sublinhadas em vários documentos, referiu a nota.

A nota destaca a relevância do encontro para Cabo Verde e para a ilha do Fogo, em especial, que terá a oportunidade de mostrar as suas potencialidades turísticas e proporcionar todo o potencial aos participantes do evento.

A abertura da Xª reunião de ministro do Turismo, no dia 15, conta com as intervenções do ministro do Turismo e Transportes e do Primeiro-ministro de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves e Ulisses Correia e Silva, respectivamente.

Na reunião, os titulares da pasta do Turismo da CPLP vão apreciar o relatório da presidência cessante elaborado pelo Brasil, passagem da coordenação da reunião do Brasil para Cabo Verde e intervenção dos ministros sobre o tema: “factores promotores do turismo no espaço da CPLP: mobilidade/livre circulação/facilitação de vistos/conectividade”.

Balanço e apreciação da execução PECTUR 2016-2026, apresentação do plano de acção da presidência cabo-verdiana (2019-2021), assim como a adopção da declaração de São Filipe/Fogo, constam da programação do encontro que será encerrado com um almoço oferecido pelos presidentes das Câmaras Municipais do Fogo.

Já na reunião de ponto focal serão apreciados o relatório da presidência cessante, balanço e apreciação da execução PECTUR 2016-2026 e de execução do plano de acção 2017-2018, apresentação das actividades de cooperação em curso e as novas actividades, plano de acção da presidência cabo-verdiana (2019-2021), debate sobre prioridades nacionais e cooperação no âmbito da CPLP, os eixos prioritários e desafios e oportunidades do PECTUR, constam da pauta dos assuntos da reunião do ponto focal que vão ser ratificados pelos ministros do Turismo da CPLP.

Da proposta do programa consta uma visita a Chã das Caldeiras, o ponto mais turístico da ilha e muito procurado pelos turistas e visitantes que se deslocam à ilha do Fogo.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)