quinta-feira, 25 abril 2024

N Notícias

Encontro Internacional sobre Cuidados Paliativos em Cabo Verde arranca hoje no auditório padre Pio Gottin

O Encontro Internacional sobre os Cuidados Paliativos em Cabo Verde inicia-se hoje no auditório padre Pio Gottin e prolonga-se até sábado dia 05 de Outubro.

A Associação de Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE), que organiza o encontro em parceria com hospital regional São Francisco de Assis e outras instituições, nacionais e estrangeiras, indica que os trabalhos começam com a discussão do primeiro tema, antes da abertura oficial, programada para sexta-feira e presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

A primeira sessão do encontro sobre cuidados paliativos, cujo lema é “dignidade humana até o fim da vida”, vai analisar a questão relacionada com “a cultura dos cuidados em Cabo Verde”, que está subdividida em vários itens, como “actividades médicas hospitalares do hospital regional São Francisco de Assis – evolução”, “desafios da abordagem do cancro em África” e “os cuidados paliativos no contexto da cobertura universal da saúde e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030”.

Já amanhã após a sessão oficial da abertura que além da intervenção do Chefe de Estado, conta com intervenções do encarregado do escritório da Organização Mundial de Saúde em Cabo Verde (OMS), Tomás Valdez, do director nacional da Saúde, Artur Correia, assim como a intervenção do padre Ottavio Fasano, da ASDE, estão programadas mais três sessões.

Uma das sessões tem como tema central “a cultura dos cuidados paliativos” com dois painéis, “o centro de cuidados paliativos Nossa Senhora da Encarnação” e “os cuidados paliativos como um dos eixos prioritários da acção do plano estratégico nacional de controlo do cancro”.

Para o período da tarde os participantes vão debruçar sobre “a cultura da humanização dos cuidados” subdividida em duas etapas, nomeadamente “a dignidade até ao fim da vida”, apresentado pelo padre Ottavio Fasano, e uma aula magna sobre os cuidados paliativos a cargo do especialista em cuidados paliativos/director de Saúde da Fundação FARO (Itália), Alessandro Valle, seguido de exibição de um vídeo com testemunho do hospício FARO.

Ainda para sexta-feira à tarde os participantes vão analisar os aspectos relacionados com “a cultura da multidimensionalidade dos cuidados” com quatro painéis: “enfermeiro no hospício: cuidados, competências, confiança”, “a espiritualidade nos cuidados de enfermagem a pacientes paliativos”, “a intervenção psicológica nos cuidados paliativos” e “assistência alimentar e nutricional nos cuidados paliativos”.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)