quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

Praças de Azambuja e Entroncamento requalificadas com apoio de municípios geminados

As praças de Azambuja e Entroncamento, na cidade de Igreja (Mosteiros), vão ser reabilitados e requalificados, com apoio de dois municípios portugueses geminados com os Mosteiros.

O vereador de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Jaime Monteiro Júnior, disse à Inforpress que a decisão de requalificação das duas praças foi tomada na sequência de encontros que o autarca dos Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, que se encontra em Portugal, teve com os seus homólogos de Azambuja e Entroncamento.

A ideia, explicou o vereador, é primeiro requalificar a praça de Azambuja e que, apesar de ainda não estar definida a data para o inicio das obras, ela deverá ficar concluída até meados de Abril, por ocasião de mais uma edição do festival de café.

Na sua página na internet, a autarquia dos Mosteiros avança que a requalificação da praça de Azambuja visa a melhoria do sistema de iluminação, irrigação, espaços verdes e segurança e renovação dos equipamentos, sendo a primeira a ser reabilitada e depois a de Entroncamento nos mesmos moldes.

Enquanto isso, o autarca dos Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, assinou na terça-feira com a presidente de Amadora (Portugal) um protocolo de cooperação e amizade entre os dois municípios, no quadro da comemoração do quadragésimo aniversário da Amadora.

Na ocasião, Carlos Fernandinho classificou de “histórico a assinatura do protocolo” porque consolida as relações de amizade existente entre Mosteiros e Amadora e fortalece o intercâmbio cultural, económico e social, sublinhando que Amadora é de entre vários municípios portugueses o que soube pôr em prática o conceito de multiculturalidade e da interculturalidade, sustentado por um modelo dinâmico de integração de várias comunidades emigradas, inclusive a cabo-verdiana.

A presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, referiu que o acordo de cooperação e amizade com os Mosteiros vai contribuir para o fortalecimento das relações nos domínios sociocultural e económico e fomentar o intercâmbio, a troca de boas práticas administrativas de gestão pública, troca de informações e de experiência no domínio cultural, artístico, económico, educacional, turístico, científico e desportivo.

Já no âmbito de reabilitação, a câmara dos Mosteiros, no quadro do Fundo de Manutenção rodoviária está a reabilitar a via que liga a cidade de Igreja a zona norte do município, nomeadamente o troço que vai desde o bloco de moradias até à entrada de Queimada Guincho, numa extensão de aproximadamente meio quilometro, que, segundo o vereador, está em péssimas condições.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)