terça-feira, 16 abril 2024

N Notícias

Autarquia dos Mosteiros disponibiliza sementes de sequeiro aos agricultores com a queda das chuvas

A autarquia dos Mosteiros disponibilizou uma quantidade significativa de sementes de sequeiros, nomeadamente milho e algumas variedades de feijões aos agricultores, após a queda de chuvas em quantidade suficiente para iniciar a faina agrícola.

Segundo informações disponibilizadas na sua pagina, a Câmara tinha disponibilizado, até terça-feira, cerca de seis mil e 600 litros de sementes para agricultura de sequeiro nas diferentes localidades do município, cabendo a cada beneficiário cinco litros de milho e três litros de feijões (congo, bongolon, fava e bonjin ou sapatinha) de acordo com as necessidades.

Mais três mil e 400 litros de sementes, perfazendo um total de 10 mil litros, serão distribuídos hoje, e havendo necessidade a autarquia não descarta a hipótese de mobilizar mais sementes para disponibilizar aos agricultores, dado que a produção do ano passado foi fraca e os proprietários de terreno e agricultores não dispõem de sementes em quantidade e qualidade para as sementeiras.

Além de apoiar os agricultores com sementes, a Câmara dos Mosteiros está também a preparar um plano de acção para mitigar os efeitos do mau ano agrícola a ser implementado, caso a produção agrícola venha a ser fraca.

 Com as chuvas registadas nos dias 01 e 02 de Setembro, em toda a ilha do Fogo, os agricultores estão em plena faina agrícola, nomeadamente sementeiras, estando alguns, sobretudo os das zonas tradicionalmente agrícolas, a concluir a primeira monda.

Após a queda de chuvas em quantidade suficiente para fazer germinar as sementes, os criadores de gado, sobretudo os das zonas sul e centro da ilha, onde se concentra o maior número de gado e escassez de pastos, respiraram de alívios e calculam que dentro de duas semanas o cenário será diferente para melhor.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)