quarta-feira, 24 abril 2024

N Notícias

Autarquia dos Mosteiros reúne-se com municípios geminados com parcerias na agenda

Os municípios irmanados com Mosteiros reúniram-se na segunda conferência para conjuntamente debruçarem sobre as parcerias enquanto motor de desenvolvimento dos territórios.

Inauguradas no ano passado, as conferências dos municípios geminados com Mosteiros são organizadas pela autarquia dos Mosteiros, no quadro das festas do Dia do Município dos Mosteiros.

Segundo a organização, na edição segunda da conferência, os autarcas e outras instituições participantes  analisaram a pertinência das parcerias no fomento do desenvolvimento económico local e na concretização dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, além de constituir um momento para analisar a observância da declaração da primeira conferencia realizada no ano passado por estas ocasiões.

A partilha das boas práticas e experiências de sucesso de desenvolvimento económico local, difundir o ODS 17 e promover o intercâmbio e a troca de experiências entre as plataformas locais, constituem também objectivo desta segunda edição da conferencia dos municípios geminados com Mosteiros, que segundo  a organização, acontece num momento especial e de grande valia para os Mosteiros.

A realização da conferencia coincide com o inicio da implementação do Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS), elaborado no quadro do Programa Plataformas para o Desenvolvimento Local, esperando que se consolide num espaço de diálogo e intercâmbio, partilha de conhecimentos e iniciativas de sucesso, em matéria da governança local e promoção do desenvolvimento social e económico, entre o município dos Mosteiros, os municípios nacionais e estrangeiros com os quais tem acordo de cooperação e geminação, e demais parceiros de desenvolvimento.

A autarquia dos Mosteiros tem acordos de geminação com Entroncamento, Azambuja e Ansião (Portugal), Haría (Canárias), estando agendada para Setembro a assinatura do protocolo de geminação com o município de Amadora (Portugal), assim como com os municípios da ilha do Fogo.

O encerramento da segunda conferência conta com a presença do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, que está de visita às ilhas do Fogo e da Brava, do Ex primeiro ministro, José Maria Neves e dos ex presidentes da Assembleia Municipal dos Mosteiros, Sidónio Monteiro e Julio Correia.

No quadro da programação das festas do Dia do Município dos Mosteiros e da sua santa padroeira, Nossa Senhora da Ajuda, que se celebra amanhã 15, está programada para hoje a fase final do “todo mundo canta”, contando com seis concorrentes apurados em duas sessões e a participação especial do intérprete Romeu di Lurdis.

No período da tarde, realiza-se a primeira fase de corrida de cavalos, seguido depois da final do torneio de jogos digitais e a anteceder a sessão do fogo de artificio para celebrar o Dia do Município, o presidente da Câmara, Carlos Fernandinho Teixeira, endereça uma mensagem aos mosteirenses.

Já na tarde de ontem realizou-se a primeira jornada do torneio de futebol que contou com a participação de duas equipas dos Mosteiros, Cutelinho e No Pintcha, uma de Santa Catarina, o Desportivo, e outra de São Filipe, o Vulcânico.

Na primeira partida, o Cutelinho derrotou o Desportivo por três bolas a uma, o mesmo resultado com que o Vulcânico venceu o No Pintcha. A fase final realiza-se no sábado, 17.

A festa prossegue até o dia 18, domingo, com a realização do vigésimo sexto festival de praia Lantcha, a última actividade programada para edição deste ano das festas do Dia do Município dos Mosteiros.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)