terça-feira, 08 abril 2025

N Notícias

Governo disponibiliza 14 hectares de terreno nas proximidades de Montinho a 30 famílias de Chã das Caldeiras

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) tem em curso um processo de distribuição de 14 hectares de terreno na zona de Montinho de Monte Velha a 30 famílias de Chã das Caldeiras.

O anúncio da distribuição do terreno às famílias de Chã das Caldeiras aconteceu na sequência da visita do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, tendo afirmado que esta medida visa dar condições para que as pessoas possam produzir.

“Chã das Caldeiras tem vulcão, terra fértil, gentes com força, empreendedoras, com energia e capacidade que desafiam todas as coisas”, disse na altura o primeiro-ministro, observando que o seu Governo está a trabalhar para transformar a localidade num elemento importante da economia da ilha do Fogo e de Cabo Verde.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) na ilha do Fogo, Jaime Ledo de Pina, disse à Inforpress que o terreno se situa nas proximidades de Montinho de Monte Velha, no sítio conhecido como Cova Fetal, acrescentando que as parcelas estão devidamente identificadas e demarcadas e as pessoas seleccionadas e ainda no decurso desta semana serão entregues às famílias para o início das actividades antes do período das chuvas.

Jaime Ledo de Pina disse que esta parcela não tem nada a ver com Montinho, que segundo o mesmo, continua na posse da Associação de Agricultores de Montinho, constituída por moradores de Chã das Caldeiras e algumas pessoas de Cabeça Fundão.

O terreno a ser afectado às famílias são férteis e destinam-se a prática de desenvolvimento de fruticultura, nomeadamente cultivo da vinha, figueira, pessegueiro, macieira e outras fruteiras que desenvolvem em Chã das Caldeiras e na zona de Montinho, no sistema de cultivo de sequeiro.

A zona de Montinho, situado nas proximidades de Cova Fetal, é fértil e representa entre 45 a 50 por cento (%) da produção de vinha de Chã das Caldeiras, e as parcelas disponibilizadas às famílias de Chã têm as mesmas características e vão permitir o aumento da produção de videira nos próximos anos, assim como de outras fruteiras.

Além desta parcela situada na zona do perímetro florestal de Monte Velha, o Estado de Cabo Verde dispõe de várias propriedades agrícolas nas zonas altas dos Mosteiros, incluindo de cultivo de café.

O ministro da Agricultura e Ambiente, que acompanhou o primeiro-ministro nesta deslocação à região Fogo/Brava, questionado pela Inforpress sobre o pedido da empresa Fogo Coffee Spirit, ao Governo, no sentido de cedência do terreno nas zonas altas dos Mosteiros para a expansão do cultivo de café, limitou-se a responder que o processo está em análise e que neste momento ainda não há uma decisão.

 Inforpress/Fim

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is 10MB. Only gif,jpg,png files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    Agenda/Eventos

    No events

    Diáspora

    Crónicas

    Carta do Leitor

    Guia Turístico

    Inquérito

    Nothing found!

    logo fogoportal white

    Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)