sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Câmara dos Mosteiros promove conferência dos municípios geminados por ocasião das festas do município

A Câmara Municipal dos Mosteiros promove de 12 a 18 de Agosto a segunda conferência dos municípios geminados, actividade que se enquadra nas celebrações do seu Dia do Município, a 15 de Agosto.

Inaugurada no ano passado, a conferência dos municípios geminados com Mosteiros tem como foco delinear novo modelo de cooperação descentralizada, o qual deve assentar na partilha do conhecimento, experiência, saber-fazer e transferências de competências em áreas e domínios estratégicos para o reforço da governação municipal.

Para a segunda conferência, a autarquia dos Mosteiros espera contar com a participação dos municípios de Entroncamento, Azambuja e Ansião, todos de Portugal, Haría (Canarias) e uma delegação do município de Amadora (Portugal) com o qual Mosteiros encontra-se em contactos para celebração de um protocolo de geminação no próximo mês de Setembro.

A programação das festividades do Dia do Município dos Mosteiros e da sua santa padroeira, Nossa Senhora da Ajuda, está fechada, segundo o vereador Fábio Vieira, indicando que este ano as festas decorrem entre os dias 12 e 18 de Agosto, com duas noites de baile (16 e 17), sendo o último dia dedicado ao festival de praia Lantcha.

A nível desportivo, este indicou que serão realizadas provas de atletismo (masculino e feminino), ciclismo, natação, corrida cavalos e futebol, em que a organização pretende realizar uma espécie de um “final-four” do campeonato regional da ilha do Fogo.

A realização da feira de agro negócio e artes, a gala do emigrante, o lançamento do livro “A lenda e feitiçaria na ilha do Fogo”, de Manuel António Andrade Gomes, a realização de uma sessão solene da Assembleia Municipal dos Mosteiros, e inaugurações de algumas infra-estruturas, com destaque para o balcão único da autarquia, fazem parte da programação.

Artistas como Willy Semedo, Romeu de Lurdes, Tony Fica, Batchart, Rapaz 100 juiz, Lejemea, CV Boys Band, constituído por jovens dos Mosteiros residentes nos Estados Unidos da América, estão confirmados para a edição 2019 das festividades do Dia do Município dos Mosteiros.

O vereador disse ainda que neste momento está-se a trabalhar na preparação da logística, como aquisição dos bilhetes de passagem e de alojamento.

Por outro lado, para assinalar o Dia da Independência Nacional, a autarquia dos Mosteiros prevê a realização da corrida de independência, uma exposição fotográfica sobre o 5 de Julho, organizada pela biblioteca municipal, e uma palestra alusiva a data que deverá ser animada por uma personalidade política da ilha, já que a autarquia tem tido algumas dificuldades em trazer palestrantes de fora, devido ao problema de ligação aérea.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)