quarta-feira, 24 abril 2024

N Notícias

Principais praias balneares de São Filipe com nadadores/salvadores a partir de 01 de Julho – vereador

As principais praias balneares do município de São Filipe vão estar vigiadas por nadadores/salvadores entre 01 de Julho e 30 de Setembro, disse à Inforpress o vereador responsável pela área da Protecção Civil, Caetano Rodrigues.

Para o efeito, a autarquia celebra no final desta semana um contrato de prestação de serviço com os nadadores/salvadores que vão, durante esse período, vigiar e prestar informações e socorros nas praias de Fonte Bila, Vale dos Cavaleiros e Salinas, sendo que esta última vai contar pela primeira vez com a presença de nadadores/salvadores.

O vereador disse que diariamente essas praias estarão cobertas por dois nadadores/salvadores e que aos domingos a praia de Vale dos Cavaleiros terá quatro nadadores/salvadores, por ser o dia em que a mesma regista mais frequência de banhistas.

Em relação aos materiais para os nadadores/salvadores, Caetano Rodrigues reconheceu que há um “ligeiro atraso” na chegada dos mesmos, nomeadamente t-shirts e calções, assim como a falta de mais duas bóias que estão a ser providenciadas e equacionadas junto do Instituto Marítimo Portuário (IMP).

Esta praia, pese o facto de registar maior procura dos banhistas durante a época balnear, preocupa as autoridades marítimas devido a aproximação de tubarões à costa, sendo a última visualização desta espécie perto da praia registada na manhã de quarta-feira, 26, quando um grupo de banhistas se encontrava no local.

O delegado do IMP, Marino Rodrigues, contactado pela Inforpress, confirmou que tubarões entram “de vez em quando dentro do cais comercial”, mas “não no cais de pesca” que, neste momento, assinalou, tem “muita areia” que impossibilita a sua entrada.

Marino Rodrigues admitiu que em principio a praia existente não devia ser utilizado para banhistas, por se tratar de um cais comercial com a circulação de navios, e, por isso “proibida para as pessoas e para outras embarcações”.

Indicou que a mesma devia ter uma rede de cerco para impedir a passagem de banhistas para cais comercial e de afastar muito da costa e que também impedia a entrada de espécies como tubarão.

Com relação à praia do cais de pesca, a mesma fonte referiu que não é aconselhável devido a circulação de embarcações de pesca, observando que apesar disso “há uma tradição de as pessoas utilizarem o porto, mas não é muito aconselhável”, recomendando por isso a utilização da praia de Fonte Bila durante a época balnear.

Quanto a aproximação de tubarões à costa na praia de Vale dos Cavaleiros o vereador da Protecção Civil afirmou desconhecer esta situação.

Associado à época balnear, a autarquia de São Filipe, através da vereação do Desporto e da Juventude, vai promover um conjunto de actividades como copa futsal masculino, feminino, veteranos e sub 12, beach handball, beach volley, foot volley, futebol de praia, street basket, mas também actividades culturais como projecção de filmes e animação musical no Presidio e largo de Cruz dos Passos, e a realização, no final de Agosto, da semana da juventude.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)