quinta-feira, 25 abril 2024

N Notícias

Templo da Restauração vai disponibilizar equipamentos médicos ao hospital regional – director

O Templo da Restauração, com sede em Nova Iorque (EUA), vai doar um conjunto de equipamentos médicos ao Hospital Regional São Francisco de Assis, de entre os quais um mamógrafo, disse à Inforpress o director do hospital.

Evandro Monteiro disse que, no âmbito das parcerias que o estabelecimento hospitalar tem estado a desenvolver, estabeleceu um contacto e “uma espécie de um protocolo informal” em que ficou firmado um “compromisso ético, moral e pessoal”, com a representação religiosa dos Estados Unidos da América, com um dos bispos natural do Fogo, para doação dos equipamentos.

Segundo o mesmo, conjuntamente com o bispo do Templo da Restauração, efectuou-se uma visita a quase todas as estruturas de saúde da ilha do Fogo, em que se estabeleceu contactos com os responsáveis.

Tendo em conta as questões abordadas ficou assente que até final de Julho o hospital irá receber um conjunto de equipamentos médicos, que, segundo o mesmo, irão trazer “valências enormes” para o exercício prático da actividade médica na ilha e na região.

Com essa associação religiosa, adiantou, de entre outros equipamentos, há a ressalvar a aquisição e oferta de um aparelho de mamografia, que pelas informações transmitidas, já está adquirido, por isso acredita que no próximo mês de Julho o aparelho estará na ilha.

Para além de tantos outros equipamentos, Evandro Monteiro destaca o aparelho de mamografia, porque o hospital regional está há quatro anos sem este equipamento, pois o existente deixou de funcionar.

Trata-se, apontou, de um dos aparelhos fundamentais para detenção precoce de patologia de fórum oncológico que é uma das doenças oncológicas mais mortais nas mulheres em Cabo Verde.

O hospital, indicou, dispõe de técnicos capacitados que podem fazer uso correcto do aparelho para realização de um trabalho de prevenção e de rastreio da população potencial para desenvolvimento da dita patologia, e isso é um ganho extraordinário para a região.

Além da doação dos equipamentos, ficou assente a vinda de uma missão médica dessa congregação religiosa entre 27 de Setembro e 05 de Outubro, que em princípio deve integrar técnicos que poderão reparar o aparelho de mamografia do hospital, que não funciona há quatro anos.

Além desta missão médica da congregação religiosa, há outras missões de cariz não religiosas com interesse em ajudar e oferecer experiência, nomeadamente de uma associação mista cabo-verdiana/americana, constituído por médicos e profissionais de saúde, que querem estabelecer e participar no desenvolvimento sanitário em Cabo Verde e na região Fogo/Brava.

A partir de segunda-feira, 03, e no âmbito das parceiras entre o hospital e o St. Paul Medical Services, estará na região uma missão médica com um leque de especialistas, disse Evandro Monteiro, indicando que o hospital já teve a licencia para exercício da actividade por parte desses profissionais, que vão permanente por um período entre sete a dez dias.

Das especialidades, o director do hospital regional destacou oftalmologia, não só porque neste momento há uma “lista de espera importante”, mas também devido à demanda e toda a dinâmica nessa área de especialidade na ilha e na região e pelos próprios investimentos que o hospital está a fazer nesta área de especialidade e quer ter resultado e satisfação das pessoas.

Além de oftalmologia há outras especialidades, como estomatologia, cirurgia geral, anestesiologista médica e farmacêuticos, refere o director do hospital, observando que são pessoas com “vasta experiência” e que, em concertação e sintonia, trarão benefícios para as estruturas e para as pessoas da região.

À semelhança das missões anteriores, serão levados os serviços para a comunidade, cabendo ao hospital prioritariamente a actividade e a prática do acto cirúrgico e de diagnóstico, onde, nas estruturas de saúde, não haja condições para tal, indicando que nas comunidades irão fazer todo o trabalho de prevenção de patologias, promoção da saúde, rastreio, pesquisa como que desde há muito o hospital tem estado a fazer e quer dar continuidade a este trabalho.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)