quarta-feira, 23 outubro 2019

N Notícias

Identificada ave Diablotin durante sessão de “chumming” entre Fogo e Ilhéu de Cima

Um Diablotin, uma espécie de ave marinha que reproduz no Caribe, foi identificado e fotografado pela equipa do Projecto Vito durante uma sessão de “Chumming”, realizado no mar entre a ilha do Fogo e o Ilhéu de Cima.

Chumming é uma actividade que consiste em triturar peixe fresco, congelar e colocar depois o bloco de peixe no meio do mar para atrair aves marinhas, de modo a permitir a visualização das aves que estão perto desta área, conhecer e estudar a sua população e em que épocas passam as aves que não existem pelo país.

O Petrel preto-tampado diablotin (em português), segundo o especialista e professor de Zoologia da Universidade de Barcelona, Jacob Salvatore Gonzalez, é a primeira vez que foi identificado na região de Sotavento, observando que esta espécie já tinha sido avistada em 2017 no mar perto da ilha de São Nicolau e na ilha de Santo Antão (terra) em 2016 e 2018, suspeitando que talvez esta espécie esteja a melhorar naquela ilha.

Se for confirmado esta possibilidade, afirmou, seria uma “grande notícia” para a conservação desta espécie, que está catalogada como “criticamente em perigo globalmente” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Além do Diablotin, durante a sessão de chumming, a primeira realizada neste espaço, foram observadas muitas aves marinhas, nomeadamente Cagarras e Pedreiros, segundo aquele especialista, reforçando a ideia de que o desenvolvimento da actividade de “chumming”, uma pratica de atrair os animais, neste caso concreto as aves marinhas, poderá representar um valor acrescentando ao sector do turismo e trazer mais turistas para o país.

Um dos objectivos do projecto de conservação das aves marinhas está explorando é a possibilidade de usar o chumming e explorá-lo para o turismo, e com as fotografias feita no mar, há evidências de que ele está elevando em Cabo Verde, e a possibilidade de avistar este pássaro em águas de Cabo Verde levanta grandes expectativas entre os observadores de aves.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)