sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Ex-presidente da câmara de São Filipe e secretário ilibados do crime de fraude e corrupção eleitoral

O ex-presidente da câmara de São Filipe, Luís Pires, e o secretário, Adilson Barradas, foram ilibados, pelo tribunal, do crime de fraude e de corrupção do eleitor, na sequência de queixa apresentada em 2016.

No período eleitoral para as legislativas de 2016, o antigo presidente da autarquia de São Filipe e o secretário da câmara, teriam concedidos apoios em materiais a um indivíduo de São Filipe, presumivelmente em troca de votos, e o Ministério Publico, depois de inquérito, deduziu acusação contra os mesmos, imputando-lhes a prática “em co-autoria material e directa de um crime de fraude e corrupção de eleitor” previsto e punido com pena de prisão até um ano, nos termos dos artigos 97º e 311º do Código Eleitoral.

Estes, por discordaram do teor da acusação, requereram a abertura da Audiência Contraditória Preliminar (ACP), alegando que a requisição dos materiais referidas na acusação não se deu na sequencia dos factos constante da acusação, isto é, de que teria pedido ao individuo para votar no PAICV e  que assim iria ajudá-lo, e que os depoimentos prestados, quer pelo individuo, como pelas testemunhas da acusação, eram parciais, e que o pedido de apoio só foi atendido por razões “puramente humanitárias” e devido ao facto de o individuo ter insistentemente “clamado e reclamado” que corria serio risco de vida.

Para o tribunal foi o indivíduo beneficiado que durante muito tempo “insistiu e pressionou no sentido de receber apoios para realizar obras em casa” e porque o tribunal entende que os indícios recolhidos na fase de instrução acabaram por se mostrar abalado pela prova produzida durante a audiência contraditória preliminar, o juiz decidiu que os dois acusados não devem ser submetidos ao julgamento pela prática do crime de fraude e corrupção do eleitor.

Este é o segundo acusado relacionado com fraude e corrupção do eleitor, referente às eleições de 2016 que foram decididos pelo tribunal de São Filipe, estando pendentes outras queixas apresentadas pelas forças políticas nas eleições.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)