23-10-2018

N Notícias

Hospital regional aposta na criação de uma biblioteca interna para investigações

A direcção do hospital regional Fogo/Brava, São Francisco de Assis, está apostada na instalação de uma biblioteca interna para incentivar os seus técnicos a investigarem e ser cada vez mais um hospital de estudo.

O director do hospital regional São Francisco de Assis, Evandro Monteiro, avançou à Inforpress que a ideia é remodelar a sala de reuniões e transformá-la num espaço de reflexão e instalação da biblioteca do hospital para incentivar a investigação.

Segundo o mesmo, os enfermeiros estão a fazer a formação de complemento da licenciatura, que está na sua fase final, e a ideia é ser cada vez mais um hospital de estudo e para além da criação da biblioteca interna para investigação, o espaço será utilizado para sessões científicas, e para tal a direcção deste estabelecimento hospitalar pretende trazer mais técnicos com o objectivo de ajudar em todo este processo.

Além dessa aposta na criação de biblioteca e espaço de reflexão, o hospital tem em curso alguns investimentos, seja para a Região Sanitária como para o próprio hospital, nomeadamente a melhoria de algumas infraestruturas básicas, espaço físico do hospital, que apresenta alguma lacuna ligada à própria estrutura física, sobretudo a parte mais antiga.

Intervenção a nível do pavimento, já que a calçada apresenta desníveis e pretende-se criar, ao menos, um metro de corredor entre os serviços para em casos de urgência fazer as deslocações dos pacientes com mais dignidade, disse o director, apontando também trabalhos na área do arranjo na jardinagem, pinturas externa e interna, aquisição de equipamentos internos.

De acordo com a mesma fonte, existe um projecto para informatização do hospital mas é necessário ter o equilíbrio para poder dar continuidade ao projecto e é nesta base que a direcção já recrutou 15 técnicos do hospital para uma formação em língua inglesa, dez na área de informática básica, todos com credenciais, uma cozinheira para formação na área de hotelaria, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, e suportado pelo próprio hospital com o objectivo de ter mais e melhores quadros no hospital.

Este disse que a central fotovoltaica instalada nas imediações do hospital está a funcionar e integrada na rede, permitindo assim a este estabelecimento reduzir entre os 60 a 70 por cento (%) os custos com a energia eléctrica.

Inforpress/Fim

Comments fornecido por CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)