quarta-feira, 24 abril 2024

N Notícias

Projecto de electrificação de Chã das Caldeiras vai ser implementado até meados de Julho de 2019

A localidade de Chã das Caldeiras, a única do município de Santa Catarina que não dispõe de energia eléctrica, vai ser contemplada com um projecto de electrificação cuja implementação deverá ocorrer até meados de Julho de 2019.

O projecto “Mini – Grid para Chã das Caldeiras” com dimensão mundial é da autoria de AGROCOOPCHA e PAC (programa de acção comunitário), constituído por quatro jovens foguenses radicados ou que viviam nos Estados Unidos da América, nomeadamente Domingos Tavares, Luisandro Gonçalves, Pedro Ramos e Jorge Andrade Nogueira.

Segundo os promotores trata-se de um projecto com características únicas e que vai ter um impacto enorme na vida da população residente em Chã das Caldeiras, tendo por isso a edilidade de Santa Catarina desde o início se envolvido no projecto, disponibilizando documentos e manifestando interesse na sua concretização.

O projecto para fornecimento de energia eléctrica a Chã das Caldeiras, segundo Jorge Andrade Nogueira, foi elaborado através da plataforma “Green mini Grid Help Desk”, implementado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), pela Energy 4 Impact (U.K) e Sustainable Fund for África, com suporte técnico da INENSUS (Germany) em parceria com a Sunpower, líder do mercado Mundial em eficiência, produtividade e garantias.

O projecto, explica, surge dentro dos objectivos SE4All (Energia Sustentável para todos) África Hub, implementado no Programa de Desenvolvimento do Mercado GMG (GMG MDP) para facilitar a criação de um movimento GMG e possibilitar um ambiente de sustentabilidade em toda a África.

O GMG MDP é financiado pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) para alcançar o acesso universal à energia moderna até 2030, como prescrito pelos objectivos da SE4All.

O grupo AGROCOOPCHA – PAC, registado nos Estados Unidos, tem como objectivo fornecer energia e a sua distribuição para um total de 200 casas e 11 estruturas como escolas, restaurantes, unidades de produção local, estruturas sociais e também estabelecer uma tarifa social  de mil escudos mensais para as famílias mais necessitadas, num total de 80 das 200 casas contemplando pouco mais de 230 pessoas.

Jorge Andrade Nogueira que há sensivelmente oito meses efectuou um levantamento minucioso das necessidades de Chã das Caldeiras indica que o projecto de electrificação de Chã será híbrido e que vai-se combinar a produção SOLAR PV (24 kw), mais o Sistema de armazenamento de Energia (75 kwh) e mais Gerador de 16 kw, observando que todo o desenho do sistema foi elaborado pelo grupo Alemão, INENSUS, especialistas em Sistemas Mini – Grids, em parceria com a gigante norte-americana SUNPOWER.

“O projecto Chã das Caldeiras surge como um sistema híbrido com mais de 80 por cento (%) da energia produzida através de fontes renováveis. Trata-se de um projecto moderno, inovador em que a longevidade é de 25 anos de completa garantia,  eficiência superior aos 17%, painéis com 395 WATTS por módulos e um custo inferior a 1,4 dólares por WATTS instalado”, disse Jorge Andrade Nogueira, observando que comparado aos painéis convencionais, os painéis da série Performance da SUNPOWER oferecem maior eficiência, até mais 17% de energia nos primeiros 25 anos de operação, beneficiando de um projecto único de circuito paralelo que fornece mais energia em fileira para a linha, permitindo maior cobertura do solo.

O projecto, segundo o mesmo, encontra-se nas mais conhecidas plataformas de financiamento a nível mundial, como ODYSSEY E ECREEE, e com os esforços da Câmara de Santa Catarina e Governo pretendem ter todo projecto concluído/implementado antes de Julho de 2019, adiantando que o Project Development para o EPC (Engineering, Procurement e Contract) custou cerca de três mil contos e que todo o custo de implementação do projecto está avaliado à volta dos 24 mil contos cabo-verdianos, sendo que todas as despesas da elaboração dos projectos, viagens e toda a sua implementação são da completa responsabilidade da parceria AGROCOOPCHA – PAC.

Para os promotores, o projecto constitui uma “prenda de Natal” para a população de Chã das Caldeiras, esperando poder concretizá-lo até Julho de 2019, de modo que possa desfrutar de energia eléctrica.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)