sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Sete pescadores da comunidade piscatória de Relva contemplados com motores para suas embarcações

A Comissão Regional de Parceiros (CRP), através do Projecto de Oportunidades Socioeconómicas no Meio Rural (POSER), entregou, na passada terça-feira, sete motores para embarcações de pescas a sete pescadores da comunidade piscatória de Relva, zona sul dos Mosteiros.

O gestor do programa na ilha do Fogo, Elias Montrond, disse à Inforpress que os sete motores têm uma potência de oito cavalos e representam um investimento superior a um milhão e 500 mil escudos.

Com a entrega dos motores, todas as embarcações de pescas da comunidade de Relva, uma das principais comunidades piscatórias do município dos Mosteiros, passam a funcionar a motor, deixando assim os pescadores desta localidade de utilizar os remos na faina agrícola.

Segundo o gestor do programa, a CRP dispõe de um levantamento dos pescadores da ilha que necessitam de apoios e no quadro do programa vão ser contemplados no futuro.

No domínio de agricultura, outro sector de actividade em que o programa tem tido intervenção, e depois de financiar a execução de um furo de prospecção de água para agricultura no sítio de Ilhéu de Pena (Djéu di Pena) e do seu equipamento e de mais um furo, para aumentar a disponibilidade de água para as parcelas irrigadas entre Brandão e Fonte Aleixo e a sua extensão de Fonte Aleixo até Roçadas, a CRP já dispõe de caderno de encargo para lançamento do concurso para selecção de empresa para executar o projecto de automação do sistema de água para rega.

O projecto de automação do sistema de exploração e fornecimento de água para agricultura será semelhante daquilo que passa com a empresa Águabrava e representa um financiamento na ordem dos 60 mil contos.

O concurso para selecção de empresa para a execução do projecto acontece a partir de segunda-feira, 06 de Agosto, segundo Elias Montrond.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)