quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

Especialistas de St. Paul Medical Services no hospital regional para prestação de cuidados médicos e medicamentosos

Dezenas de pessoas de várias localidades da ilha do Fogo deslocaram-se hoje ao hospital regional São Francisco de Assis no quadro da consulta de especialidade, assegurada por profissionais voluntários de saúde do St. Paul Medical Services.

A missão de St. Paul Medical Services, composta por sete especialidades, que presta cuidados médicos a pacientes privados através de uma rede global, chegou domingo à ilha do Fogo, onde vai permanecer durante uma semana, cobrindo também a vizinha Brava.

Depois de uma visita ao hospital, guiada pelo director, Evandro Monteiro, os médicos iniciaram as consultas, prevendo-se o atendimento de centenas de pessoas.

A missão integra especialistas nas áreas de urologia, ortopedia, oftalmologia, odontologia, anestesia e farmácia e um ginecologista, que chega terça-feira à ilha para se juntar ao grupo, sendo que parte deles vai deslocar-se à Brava para durante três dias atender os pacientes.

O St. Paul Medical Services é uma organização internacional de caridade fundada pela Igreja Copta Ortodoxa com finalidade de prestar cuidados médicos e medicamentosos para comunidades carentes. Já realizou cinco missões a Cabo Verde, e esta será a quarta deslocação à ilha do Fogo.

O director do hospital regional São Francisco de Assis, Evandro Monteiro, disse à Inforpress que a deslocação desses especialistas à região é patrocinada pelo Ministério da Saúde.

Na última missão à ilha do Fogo, a equipa era constituída por dois farmacêuticos, um clínico geral, um dentista e ginecologista.

A equipa efectuou consultas na escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, onde 75 alunos foram atendidos pelo clínico geral e 32 estudantes passaram pelo dentista, tendo igualmente ensinado as crianças a efectuarem actividades ligadas ao Natal.

No final deste mês, o hospital regional receberá também a visita de um especialista italiano da área de oftalmologia para, durante duas semanas realizar cirurgias de catarata.

Neste momento, o hospital está a seleccionar 200 pacientes que precisam de intervenção cirúrgica, tendo o serviço de oftalmologia solicitado as pessoas diagnosticadas com esta patologia pelo hospital para exames prévios todos os dias úteis a partir das 14:00

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)