sexta-feira, 19 abril 2024

N Notícias

Câmara dos Mosteiros solicita transferência das antigas instalações do ciclo preparatório para domínio público municipal

A Câmara Municipal dos Mosteiros solicitou ao Governo a transferência das antigas instalações do ciclo preparatório, que se encontram degradadas, para o domínio público municipal, de modo a dar nova utilidade ao espaço.

O presidente substituto da autarquia mosteirense, Jaime Monteiro Júnior, contactado sobre o destino a dar às instalações, avançou que desde o Governo anterior que a edilidade solicitou a sua transferência para o domínio público municipal, indicando que a ideia é ceder mediante concurso público a operadores económicos para construção de um hotel-resort, dada a sua “situação privilegiada” e com vista para o mar.

Segundo o mesmo, as instalações do antigo ciclo preparatório, construídas em meados de 1985, que funcionaram também como pólo do ensino básico e escola secundária dos Mosteiros, estão abandonadas desde a transferência da escola secundária para o novo edifício, há mais de quatro anos, indicando que podia estar pior se na altura da erupção vulcânica, não tivesse beneficiado de intervenções para acolher parte da população de Chã das Caldeiras.

Jaime Monteiro Júnior indicou que, apesar dos vários pedidos, a câmara nunca recebeu uma resposta das autoridades governamentais, indicando que houve também um pedido da Paróquia da Nossa Senhora da Ajuda para a sua cedência, mas que desconhece a decisão.

Neste momento, observou, o edifício está em “estado avançado de degradação, sem portas nem janelas”.

O delegado do Ministério da Educação nos Mosteiros,  Diniz dos Anjos , disse à Inforpress que as instalações estão abandonadas e que ninguém sabe quem deve responsabilizar-se pelo edifício, acrescentando que não se sabe se é a delegação do Ministério, Câmara Municipal, Cruz Vermelha ou serviço de Protecção Civil, que tem a responsabilidade sobre este património edificado.

Este indicou que durante a erupção vulcânica as instalações foram utilizadas para acolher parte da população de Chã das Caldeiras, mas no regresso as pessoas “levaram portas e janelas e deixaram o edifício abandonado”, observando que tem conhecimento da solicitação da edilidade para a sua transferência para o património municipal, mas não sabe se a transferência chegou ou não a concretizar-se.

O certo é que este edifício, localizado à entrada do centro da cidade de Igreja, nos Mosteiros, encontra-se degradado e a “cair aos bocados”, devido a acção do homem mas também da natureza e ao efeito da maresia, que nos Mosteiros tem uma incidência grande na deterioração dos edifícios.

Com Inforpress

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)