quinta-feira, 18 abril 2024

N Notícias

Equipamentos para o furo de prospecção de água em Chã das Caldeiras já se encontram na ilha

Os materiais para equipamento do furo de prospecção de água para abastecer a população de Chã das Caldeiras já se encontram na ilha e com a sua implementação espera-se que a penúria de água fique resolvida até ao final de Março.

O edil de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, informou que os equipamentos e materiais já estão na ilha, indicando que a sua implementação vai permitir resolver uma das grandes preocupações com a comunidade de Chã das Caldeiras e que se prende com o abastecimento de água.

O equipamento do furo de Chã das Caldeiras vai ser feito a 100 por cento (%) com recurso à energia renovável (sistema solar) com instalação de um pequeno parque fotovoltaico capaz de gerar energia para fazer a bombagem de água do furo e a sua elevação até um reservatório situado a menos de 500 metros do furo.

O equipamento deste furo enquadra-se no pacote de seis a serem equipados no quadro do projecto que conta com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no valor de 100 mil contos, sendo que cinco vão ser equipados com energia convencional (três em São Filipe e dois nos Mosteiros) e o de Chã das Caldeiras com energia renovável.

O equipamento do furo de Chã enquadra-se no projecto OSRO “ajuda humanitária de urgência para restauração dos meios de existência e aumento da resiliência das famílias afectadas pela erupção vulcânica” , financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD)

O equipamento do furo de Chã das Caldeiras e o sistema de adução de água à população, a cargo da empresa Constur, está orçado em cerca de nove mil contos (8.925) e deverá ficar concluído no decurso de Março, resolvendo assim o problema de abastecimento de água à população de Chã de forma definitiva.

A materialização das acções do projecto OSRO termina a 31 de Março, conforme contratos de execução celebrados com várias empresas em meados de Novembro de 2017.

Com INFORPRESS

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)