quinta-feira, 18 abril 2024

N Notícias

Fogo: Projecto Terra de Valor promove workshop de lançamento e de apresentação das suas actividades

O projecto na área de agricultura e ambiente denominado Terra de Valor promove sexta-feira um workshop de lançamento e apresentação das suas actividades, metodologias e estratégias.

O projecto está sendo implementado desde Março de 2020 nas ilhas do Fogo e Santiago e no município de Santa Cruz, e o workshop é realizado em simultâneo nas duas ilhas, através de vídeo-conferência, sendo que o acto de abertura vai ser presidido pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

O projecto é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e pela Expertise France, como parte da “Aliança Global contra as Mudanças Climáticas Plus” (GCCA +), programa Intra-ACP financiado pela União Europeia, sob a liderança política e instituição da CEDEAO, e com a parceria técnica do CILSS.

Terra de Valor tem como objectivo promover o desenvolvimento rural integrado, inclusivo e sustentável em Cabo Verde, contribuindo para enfrentar os principais problemas do País, especialmente relacionados com os efeitos das mudanças climáticas, e baseia-se numa abordagem participativa de reforço e valorização das cadeias agro-alimentares.

O workshop visa fomentar a troca de experiências, mobilizar parcerias e opiniões públicas com vista a criação de um ambiente propício para o alcance dos objectivos, a maximização dos impactos e a sustentabilidade das acções do projecto no futuro.

Os promotores pretendem fazer deste workshop uma oportunidade para apresentar e analisar, conjuntamente, os resultados do trabalho realizado e os desafios que se apresentam para as próximas etapas do projecto.

Com a sua realização pretendem também aprofundar a reflexão sobre alguns temas que são eixos estratégicos do projecto, como a questão de género, o cooperativismo, as cadeias de valor e as alterações climáticas, para motivar e promover novas linhas de acção, fomentando metodologias que permitam solucionar ou contribuir para resolver diversas problemáticas ligadas a questão do desenvolvimento rural e a criação de novas oportunidades.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)