sexta-feira, 19 abril 2024

N Notícias

Fogo: Lixeiras a céu aberto numa ilha Reserva Mundial da Biosfera preocupa Associação Projecto Vitó

A Associação de Conservação e Uso Sustentável dos Recursos, Projecto Vitó, mostra-se preocupada com a continuidade de funcionamento de lixeiras a céu aberto, um ano após a ilha ter sido declarada Reserva Mundial da Biosfera.

Apesar do Projecto Vitó não trabalhar directamente com a questão do saneamento, o seu director executivo, Herculano Dinis, referiu que na qualidade de uma organização ambiental está preocupada com a situação das lixeiras nos três municípios.

“Notamos que não houve, nem paragem de stockagem de lixos na lixeira a céu aberto, como o problema que era recorrente no passado, e os incêndios continuam a acontecer com frequência”, disse Herculano Dinis em declaração à Inforpress, lembrando que a lixeira de São Filipe está localizada numa área residencial, com o “agravante de estar perto do hospital regional”.

O problema, explicou, não é só de São Filipe, apontando que a primeira coisa que se encontra ao chegar a Santa Catarina é uma lixeira a céu aberto e, nos Mosteiros, a lixeira está localizada dentro de uma escoada lávica histórica, de “grande valor” patrimonial e natural, e simplesmente o lixo é depositado e espalhado com recurso a maquinaria.

Para o Projecto Vitó, a resolução da problemática do lixo é um elemento “fundamental” para a Reserva Mundial da Biosfera.

Por esta razão chama atenção das autoridades para tentar acelerar o processo e solucionar esta problemática que já dura há quase meio século, tendo em conta que os municípios da ilha e o Governo celebraram um protocolo, há três meses, para construir um aterro sanitário controlado.

Passado mais de um ano da declaração da ilha como Reserva Mundial da Biosfera, “pouco foi feito” para real aproveitamento da distinção e “muito timidamente” os políticos mencionam a Reserva da Biosfera, mas não há acção concreta que demonstra a implementação, referiu Herculano Dinis.

Segundo o mesmo, realizou-se apenas um encontro para formalização do conselho e depois disso não foi desenvolvida outra acção para dinamização da Reserva da Biosfera, não foi criado nenhum outro órgão e ninguém foi indicado para fazer parte da reserva e por isso o selo serve apenas como distinção e sem efeito prático para o bem da conservação.

“A situação ambiental é preocupante, foram introduzidas algumas alternativas, mas não sei se trouxe melhorias”, advogou o director executivo do Projecto Vitó, apontando que a questão de apanha de areia é feita de forma diferente, mas há exploração constante de areia, através de dragagem.

No início, a embarcação draga devia efectuar a recolha de areia em várias ilhas, mas está exclusivamente a fazê-la na ilha do Fogo e a dragar areia perto de cais e não se sabe qual o impacto e a forma como está sendo controlada a parte ambiental, referiu.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)