sábado, 20 abril 2024

N Notícias

Águabrava lança concurso para execução de cinco furos para aumentar disponibilidade em cerca de 20%

A Empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) lançou um concurso público para adjudicação de obras de execução de cinco furos de prospecção e captação de água nos municípios de São Filipe e Santa Catarina.

O administrador/delegado da Águabrava, Rui Évora, disse que a empresa pretende desenvolver esta campanha de prospecção e captação de águas subterrâneas para reforçar o abastecimento de água para consumo urbano, bem como o fornecimento de água, sobretudo, para os sectores produtivos de agricultura e pecuária.

A execução dos furos está enquadrada no plano de investimento da empresa para o corrente ano e encontra-se previsto como uma das principais actividades, visando o aumento da disponibilidade de água em mais 15 a 20 por cento (%).

Dos cinco furos, dois serão localizados na zona norte do município de São Filipe, no sítio conhecido por Tamarindo Nha Loba, outros dois na parte sul do município de São Filipe, na localidade de Sebastião Dias.

O quinto furo será localizado em Chã das Caldeiras, município de Santa Catarina do Fogo, entre Boca Fonte e Portela.

A perspectiva é mobilizar 700 a 750 metros cúbicos de água/dia, cerca de 265 mil metros cúbicos de água/ano, correspondendo a 19 por cento (%) do volume anual explorado em 2020.

O concurso, além das perfurações, implica os respectivos ensaios de bombagem, assim como a avaliação de todos os parâmetros físico-químicos e bacteriológicos.

O concurso é destinado a empresas cabo-verdianas que tenham experiência na área de execução de furos para exploração de águas subterrâneas em rochas fissuradas, através de documentos necessários e exigidos, e apresentação de provas de capacidade técnica em equipamentos e meios humanos, para execução da presente empreitada.

A visita aos locais das obras é facultativa, mas a empresa está disponível para prestar todas as informações e acompanhar as empresas concorrentes que desejam visitar os locais das perfurações.

As propostas devem dar entrada na direcção de Administração e Finanças da Águabrava até as 11:00 do dia 30 de Novembro, estando a sessão da abertura das propostas programada para o mesmo dia, as 15:00, na sala de reunião da sede da Águabrava.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)