sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Mosteiros contemplado com duas ambulâncias doadas pelos bombeiros de Entroncamento

O Município dos Mosteiros foi contemplado com duas ambulâncias doadas pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Entroncamento (Portugal), município com o qual tem acordo de geminação e cooperação.

O presidente substituto da câmara dos Mosteiros,  Jaime Monteiro Júnior, disse à Inforpress que as duas unidades já se encontram na ilha, nas instalações do porto de Vale dos Cavaleiros, aguardando pelos trâmites relacionados com as alfândegas.

Alguns aspectos solicitados pelo despachante oficial já foram resolvidos e desde o dia 03 está na posse da declaração de doação, tendo a autarquia efectuado a matrícula e aguarda a atribuição  do número da matrícula pela delegação dos Serviços de Transportes Terrestre e assim proceder ao seu levantamento, que espera deverá acontecer ainda esta semana.

Este disse que não são “duas viaturas zeradas”, mas salientou que são da marca Mercedes e passaram por uma reforma e equipamento, e que no seu interior estão alguns materiais para os bombeiros municipais dos Mosteiros como fardas, botas e capacetes.

Neste momento o corpo de bombeiros voluntários dos Mosteiros não dispõe de nenhuma ambulância e apenas de uma viatura de combate a incêndio e esta doação, segundo Jaime Monteiro Júnior chegou em boa hora.

Além de Entroncamento, Mosteiros tem acordo de geminação e cooperação descentralizada com os municípios de Azambuja e Ancião.

Neste momento, o presidente da câmara, Fábio Vieira, encontra-se de visita a estes municípios e no dia 03 esteve em Ansião onde celebrou um protocolo de cooperação com a câmara e a escola técnica e profissional de Sicó.

De entre outros, ficou estabelecido que cinco alunos dos Mosteiros vão ser contemplados com bolsas de estudos para cursos profissionais de nível secundário, que conferem o 12º ano de escolaridade e atribuem o nível IV do quadro europeu das qualificações.

A selecção de estudantes, assim como a preparação do dossiê e encaminhamento da candidatura à escola e à Embaixada de Portugal para efeitos de solicitação de vistos será da responsabilidade da câmara dos Mosteiros.

No quadro da geminação existente desde 2015 entre os dois municípios, o município de Ansião atribuiu o nome dos Mosteiros a uma rua da vila na presença do autarca Fábio Vieira.

Durante a visita, os presidentes de Ansião (Portugal) e Mosteiros (Cabo Verde) analisaram aspectos relacionados com o reforço da cooperação, o dinamismo existente entre os dois municípios e a construção de uma praça nos Mosteiros com o nome de Ansião.

Além de Ansião, o presidente da Câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira e a delegação que o acompanha teve encontro com o presidente da Câmara de Entroncamento, assim como contactos com dirigentes das câmaras de Azambuja e da Amadora.

Antes de visitar Portugal, Fábio Vieira visitou São Tomé e Príncipe, mais especificamente o Distrito de Água Grande, no quadro da implementação do projecto REHDES, financiado pela União Europeia e tendo como parceiro principal o Consórcio de La Ribera de Espanha e Mosteiros como correquerente, que visa realizar intervenção na área de Saneamento.

Naquele país africano, o autarca dos Mosteiros visitou o museu de café para conhecer a experiência neste domínio já que os Mosteiros têm em curso o processo de instalação do seu museu de café, tendo reconhecido que a mesma permitiu conhecer a organização e o seu funcionamento.

Este destacou que a museologia de café poderá ser uma área de cooperação futura entre Mosteiros e Água Grande.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)