sexta-feira, 26 abril 2024

G Guia Turístico

Fogo: Carta Europeia do Turismo Sustentável em Áreas Protegidas socializada com responsáveis da ilha

 A Carta Europeia do Turismo Sustentável nas Áreas Protegidas vai ser socializada quarta-feira em Chã das Caldeiras com responsáveis ligados a este sector, num workshop orientado por dois consultores internacionais.

A realização do workshop enquadra-se no âmbito do projecto de apoio ao micro empreendedorismo feminino ambientalmente sustentável no sector do turismo rural, visando a resiliência dos sectores vulneráveis, implementado pelas organizações não-governamentais Persone Como Noi (Itália) e Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).

De acordo com uma nota de imprensa, encontra-se de visita a Cabo Verde, dois consultores internacionais, representantes da Cátedra Unesco em Desenvolvimento Sustentável e Gestão do Território da Universidade de Turim e do Parque Natural dos Alpes Marítimos da Itália, parceiros do projecto que aproveitam para fazer a apresentação do documento.

O workshop que decorrerá nas instalações da Associação dos Guias Turísticos de Chã das Caldeiras destina-se a responsáveis da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente e do Parque Natural do Fogo (PNF), pontos focais do projecto nas três câmaras municipais da ilha, Associação Projecto Vitó, membros da Associação dos Guias e da delegação da OMCV na ilha do Fogo.

O projecto cobre as ilhas do Fogo, Santiago e Santo Antão, tem por finalidade criar oportunidades para melhorar rendimento de 400 pessoas e é implementado pelas ONG Persone Come Noi e OMCV, contando com o financiamento da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento.

Na ilha do Fogo, o principal foco é Chã das Caldeiras e o vulcão a partir de onde se pode criar rotas para beneficiar as comunidades ao redor da caldeira, sendo a manutenção e sinalização dos trilhos turísticos para criar produtos turísticos, capacitação dos guias e de jovens que querem ser guias, são algumas das actividades que o projecto pretende implementar.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)