terça-feira, 17 setembro 2019

D Diáspora

PEMDS dos municípios da ilha socializados com emigrantes e parceiros nos EUA

Os Planos Estratégicos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS) dos municípios da ilha do Fogo vão ser socializados nos Estados Unidos da América (EUA), concretamente em Massachusetts, com comunidade emigrada, potenciais parceiros e investidores.

A missão ao Estado de Massachusetts, onde vivem mais de 30 mil emigrantes cabo-verdianos, na sua maioria oriundos da ilha do Fogo, é baptizada de “Fogo em América para os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, Objectivo 17 – parceria com a Diáspora” e tem por objectivo engajar a diáspora cabo-verdiana residente naquele país no processo de desenvolvimento da Ilha e dos seus municípios.

Socializar os PEMDS dos três Municípios junto da diáspora, divulgar as potencialidades de investimentos, promover a participação da diáspora na discussão, planificação e identificação de soluções para o desenvolvimento da Ilha e mobilizar recursos técnicos e financeiros junto da comunidade cabo-verdiana para implementação dos PEMDS, assim como promover a cooperação entre os municípios da ilha e as Câmaras de Boston e Brockton, são outras finalidades da missão.

Os empresários cabo-verdianos e ONG radicados no Estado de Massachusetts, autoridades Estaduais e Locais do mesmo Estado, organizações de cooperação internacional (descentralizada) são o publico alvo da missão, através de encontros organizados pelas associações cabo-verdianas de Boston e Brockton que já trabalham activamente com os municípios da ilha, sendo que as autoridades locais de ambas cidades estão envolvidas na organização da visita.

Os PEMDDS de São Filipe, Santa Catarina e Mosteiros foram elaborados pelas plataformas locais no âmbito do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em Cabo Verde e são estes documentos que vão ser apresentados e socializados com a comunidade emigrada, assim como parceiros e investidores visando mobilizar recursos para a sua implementação.

Na sua elaboração foram estabelecidas cinco linhas prioritárias a desenvolver, definidas em consonância com os problemas, constrangimentos e potencialidades existentes, nomeadamente o desenvolvimento económico local, meio ambiente e gestão de riscos, promoção da igualdade de género, serviços sociais como educação, saúde, desporto, e governança.

Os PEMDS são ferramentas para implementação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos municípios criando condições que propiciam o bem-estar das populações através da criação de emprego e promoção da coesão social.

Alem de representarem exercícios de planificação estratégica inovadora e participativa, são ferramentas fundamentais no processo de mobilização de recursos para implementação dos projectos identificados, servindo de elementos catalisadores para o processo de desenvolvimento da ilha do Fogo.

É com este propósito que se deslocam aos EUA, ainda esta semana, os três presidentes das câmaras municipais dos Mosteiros, Santa Catarina e São Filipe, respectivamente Carlos Fernandinho Teixeira, Alberto Nunes e Jorge Nogueira, assim como os pontos focais do programa na ilha, para, durante uma semana, apresentar os planos estratégicos, deslocação que é organizada e promovia pela coordenação do programa das plataformas, que assumem os custos da missão, integrada por nove elementos.

A elaboração dos PEMDS centrou-se na metodologia participativa e envolveu os principais actores de desenvolvimento social e económico dos municípios e por isso acredita-se que os planos são exequíveis e vão ao encontro das reais necessidades, anseios e expectativas das populações dos três municípios.

Na última semana os três autarcas estiveram reunidos para preparar as sessões de apresentação dos PEMDS nos Estados Unidos da América, para onde a missão desloca-se na próxima quinta-feira, 09 de Maio.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)