terça-feira, 17 setembro 2019

D Diáspora

Delegação da Escola Secundaria Teixeira de Sousa visita Bridgewater State University, nos EUA

Uma delegação da Escola Secundaria Dr. Teixeira de Sousa, em São Filipe, efectua a partir de hoje uma visita de uma semana a Bridgewater State University, nos EUA, no quadro de relações de cooperação entre essas instituições.

A delegação da escola de São Filipe é chefiada pelo seu director, Emanuel Correia Barbosa, e deve integrar dois representantes da referida escola e, durante a sua estada nos Estados Unidos da América, tem programado visita guiada a Pedro Pires Institute for Cape Verdean Studies, 100 Tillinghast Hall, Bridgewater State University, Bridgewater, assistências as aulas, encontro com a direcção da universidade e com estudantes de origem cabo-verdiana, assim como encontro de planificação pedagógica.

A deslocação surge do quadro de um protocolo de amizade celebrado há vários anos em que um grupo de professores da Bridgewater State University, visitou a escola secundaria no sentido de conhecer o sistema, funcionamento das aulas, praticas pedagógicas e desenvolvimento de actividades extracurriculares, como forma de estreitar parcerias e intercâmbios, que são “fontes de conhecimento”, através de trocas de experiencias, formação humana e desenvolvimento de novos horizontes.

Igualmente com o intercâmbio pretende-se, segundo o director da escola, Emanuel Correia Barbosa, promover conhecimento teórico e pratico, enriquecimento de currículo, preparação para formação superior e profissional, surgimento de novas abordagens, assim como actividades geradoras de conhecimento aprofundados e diferenciados.

Partilhar experiências entre as duas escolas, promover o desenvolvimento do espirito cooperativo, estabelecer uma parceria e cooperação entre as duas instituições e outras futuras escolas na elaboração de programas, planificações e projectos conjuntos de caracter técnico-profissional, são os principais objectivos da visita.

Com a visita, os responsáveis da Escola Secundária Teixeira de Sousa esperam obter um “forte enriquecimento” de conhecimentos teóricos e práticos em áreas como gestão escolar, praticas pedagógicas, avaliação de aprendizagens e actividades extracurriculares.

Na bagagem a delegação leva os projectos de actualização e manutenção da sala de informática e de modernização de biblioteca escolar visando a mobilização de parcerias neste sentido.

Enquanto isso, no ultimo sábado a direcção da escola procedeu à entrega de diplomas aos alunos do quadro de honra e excelência do segundo trimestres, uma cerimónia que contou com a participação de pais e encarregados de educação, patrocinada pela CVTelecom, que procedeu à entrega de kits aos melhores alunos do ano lectivo transacto.

Segundo Admiro do Rosário, o prémio para melhor aluno é uma iniciativa inserida nos contributos para o desenvolvimento da sociedade de informação, sendo que os melhores do sétimo, oitavo e nono anos foram contemplados com smartphone Alcatel, com mais três meses de activação do pacote “powa swag”, e os de 10º, 11º e 12º com tablet Alcatel, com três meses de activação do pacote “net na mo premium”.

Na ocasião foram entregues diplomas de mérito a 32 alunos, e outros seis do ano passado foram contemplados com kits tecnológicos, disse aquele responsável, que indicou que todos os anos o estabelecimento de ensino realiza este evento com objectivo de motivar e incentivar os estudantes, mantendo o mérito, e levar os outros a esforçarem-se para poderem fazer parte da família dos alunos do quadros de honra e mérito

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)