terça-feira, 16 julho 2019

D Desporto

Jovens atletas do Fogo e da Brava fora do Nacional de Pista

Os atletas das ilhas do Fogo e da Brava estarão ausentes do Campeonato Nacional de pista em sub-18 e sub-20, que se realizam sábado e domingo, no Estádio Nacional, por dificuldades de se deslocarem a Cidade da Praia.

O secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Alfa Djaló, lamenta que o nacional só poderá contar com o concurso de nove das 11 regiões desportivas, uma vez que “contrariedades de várias ordens”, relacionadas com a falta de lugares, tanto nos voos domésticos, como nas ligações marítimas, fizeram com que os atletas do Fogo e da Brava, não obstante todo o trabalho de preparação, ficassem nas suas ilhas.

As restantes delegações já começaram a chegar a Cidade da Praia desde quinta-feira e estão sendo instalados nas instalações do Estádio Nacional, palco do evento.

A Inforpres sabe-se que desta terceira edição do Nacional de pista em sub-18 e sub-20 sairá a selecção cabo-verdiana que deverá representar o país nos Jogos das Ilhas, previsto para meados de Maio, na ilha de Córsega (Itália), pelo que os atletas do Fogo e da Brava poderão ficar penalizados, por razões alheias.

A prova vai ser disputada nos 100, 200, 400, 800, 1500 e 3000 metros (pista), salto em comprimento e lançamento de peso, e ainda na Estafeta Olímpica (4X 100/200/300/400).

A realização de Campeonatos Nacionais da modalidade, segundo a FCA, decorre da recomendação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e que se destina a incentivar e promover a modalidade, a partir das bases em escalões de formação.

Este programa, denominado “Escolas Juvenis da IAAF”, visa incutir o gosto e prazer pela prática do atletismo no seio das camadas juvenis, ao mesmo tempo que pode ser usado para prevenir os grandes males sociais, sobretudo no combate à delinquência nessa faixa etária.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)