17-11-2018

D Desporto

Primeira prova oficial da época adiada pela associação

A taça inter-campeões denominada Taça Mário Djudju entre os campeões do primeiro e segundo escalões, Vulcânico e Desportivo de Cova Figueira, respectivamente, a primeira prova oficial e que marca a abertura da época futebolística, foi adiado “sine die”.

O jogo da taça inter-campeões estava calendarizado para 27 de Outubro no estádio 5 de Julho (São Filipe), mas o Desportivo de Cova Figueira pediu alteração da data do jogo com o argumento de que a mesma coincide com a realização da final do campeonato inter-zonas 2018 do município de Santa Catarina do Fogo, entre as equipas do Pé de Campo e Mãe Joana, “por muitos dos jogadores inscritos no Desportivo para a época 2018/19 estarem também inscritos nas duas equipas finalista do inter-zonas”.

O presidente da direcção da Associação, Pedro Pires, através de um comunicado afirma que “a Associação Regional do Fogo do Fogo decidiu considerar tal pedido e em consequência adiar o jogo para uma data posterior fazendo as devidas articulações entre os clubes envolvidos”.

A taça inter-campeões, idealizada desde a época passada corre o risco de não se realizar pelo segundo ano consecutivo, pois no ano passado a equipa campeão da segunda divisão, Nova Era recusou disputar a prova e este ano é a formação do Desportivo de Cova Figueira que pede o seu adiamento por data ainda por definir.

Dirigentes do Vulcânico, a outra equipa envolvida na prova questiona a forma “unilateral” como o presidente da Associação resolveu decidir o pedido do Desportivo sem consultar a formação do Vulcânico como seria de esperar.

Para o Vulcânico o presidente da Associação já sabia da possibilidade da não realização do jogo da taça inter-campeões mas mesmo assim agendou, há duas semanas, esta prova para o dia 27 de Outubro e questiona se o seu posicionamento e comportamento não têm por finalidade prejudicar esta agremiação desportiva.

Já amanhã sábado, 27 de Outubro, os 22 clubes filiados na Associação, 10 do primeiro escalão e 12 do segundo, vão estar reunidos em assembleia-geral para apreciar as contas desta instituição e para eleições dos novos órgãos sociais da Associação.

Além do actual presidente, Pedro Fernandes Pires, na corrida para a presidência da Associação Regional de Futebol do Fogo está Manuel Augusto Dias Mendes, estando há alguns dias os dois candidatos em campanha junto dos dirigentes das equipas federadas da ilha.

Ainda no sábado está programado a fase final do campeonato inter-zonas do município de Santa Catarina do Fogo, prova que contou com a participação de 14 equipas em representação das diferentes localidades.

O jogo da final coloca frente a frente as equipas do Pé de Campo e Mãe Joana e acontece uma semana depois da disputa do terceiro e quarto lugares entre as equipas de Beira-mar e Figueira Pavão com vitória da formação de Beira-mar que assegura assim a terceira posição.

O vereador do Desporto da edilidade de Santa Catarina do Fogo, Manuel Andrade, disse a Inforpress que serão atribuídos troféus aos quatro primeiros lugares, assim como ao melhor guarda-redes, melhor marcador, jogador revelação, melhor trio de arbitragem e fair-play a equipa mais bem comportada.

Inforpress/Fim

Comments fornecido por CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)