17-11-2018

D Desporto

Airton Cozzolino e Moona Whyte são os campeões da primeira etapa do campeonato mundial de kite surf realizado na Ilha do Sal

Ayrton Cozzolino e Moona Whyte são os campeões da primeira etapa do campeonato do mundo de kite surf, nos escalões masculino e feminino, respectivamente, que vem decorrendo nas praias de Ponta Preta e Kite Beach, ilha do Sal.

Esta etapa no Sal, que começou no dia 17, contou com a participação de 39 raiders, em masculinos, dos quais 11 cabo-verdianos, e 10 mulheres, entre ela, Didi Lopes, a única cabo-verdiana presente nestas competições, que decorreram na Ponta Preta, com desafios distribuídos por 64 baterias nos homens e 32 nas mulheres.

Dos 11 atletas cabo-verdianos, 10 passaram para a terceira ronda e seis chegaram aos quartos de final.

Matchu Lopes não passou dos oitavos de final e Mitú foi eliminado pelo brasileiro Sébastian Ribeiro nos quartos de final, bem como Elvis Nunes que não conseguiu passar às meias finais.

Na prova ficou apenas o campeão Airton Cozzolino, natural do Sal, mas a representar a Itália neste campeonato, que, nas meias finais para bater o brasileiro Sébastian Ribeiro e Ayrton , teve que puxar das mangas uma manobra radical denominada “aéreo 360º”.

A finalíssima de Ponta Preta aconteceu, domingo, 18, entre Cozzolino, considerado o monstro de manobras radicais em kite surf e o tetra campeão do mundo, Kehai de Aboitiz.

Muito competitivo e sob os aplausos de um bom público presente na Ponta Preta, a final proporcionou momentos de grande espectáculo náutico, com a vitória a sorrir para Airton Cozzolino.

Apesar de representar a Itália, Airton fez questão de subir ao pódio com bandeira de Cabo Verde, porque foi em Ponta Preta onde se aperfeiçoou para hoje ser um atleta do top mundial de kite surf.

Nas provas femininas, as meias finais tiveram lugar esta quarta-feira, 21, com oito raiders, entre elas Didi Lopes, irmã de Airton.

Didi foi eliminada pela actual campeã mundial, Moona White, que acabou também por vencer na final, a holandesa Jalou Langeree.

A portuguesa Inês Correia ficou na terceira posição e a francesa Marie Gautron, em quarto lugar.

Nas manobras de straplles free style, esta quarta-feira, em Kite beach, Airton Cozzolino voltou a vencer as provas.

Com Inforpress

Comments fornecido por CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)