sexta-feira, 29 março 2024

D Desporto

Selecção nacional de futebol vai ao CAN´2021 com muita “ambição” – Mário Semedo

– O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) , Mário Semedo, disse hoje, na Cidade da Praia, que Cabo Verde vai ao Campeonato Africano das Nações (CAN´2021) com muita “ambição”.

A afirmação foi feita em declarações aos jornalistas, depois do sorteio de grupo da fase final da competição, que colocou Cabo Verde no Grupo A, juntamente com as congéneres dos Camarões, Burkina Faso e Etiópia.

“O nosso primeiro objectivo é passar a primeira fase e a partir dai é fixar metas de maior ambição possível”, precisou Mário Semedo, defendendo que não há grupos “ acessíveis”.

Por isso, considerou que Cabo Verde está num grupo “para jogar e tentar a classificação á fase seguinte”.

“Fazemos parte do grupo de qualificação com os Camarões, Burkina Faso é uma selecção que conhecemos e a Etiópia é a única equipa que ainda não defrontamos, mas hoje em dia não há segredo no futebol”, notou Mário Semedo.

Por sua vez, o seleccionador nacional, Bubista, em entrevista à página da FCF, directamente dos Camarões, prometeu muito “trabalho, determinação e humidade”, para alcançar o objectivo de passar à próxima fase da competição.

A fase final do CAN’2021 vai ser disputada de 09 de Janeiro a 06 de Fevereiro nos Camarões e vai contar com a participação de 24 selecções africanas.

Cabo Verde vai fazer a sua estreia na prova no dia 09 de Janeiro, com a Etiópia, no dia 13 defronta o Burkina Faso e termina a fase de grupos a 17 de Janeiro com os Camarões, a selecção anfitriã.

Os Leões Indomáveis, como é conhecido o combinado camaronês , já venceram a competição por cinco ocasiões (1984, 1988, 2000, 2002 e 2017), e são, a priori, a selecção mais forte do grupo, pelo que Cabo Verde, Etiópia e Burkina Faso vão tentar o segundo lugar ou o melhor terceiro, que também dá acesso aos oitavos de final.

Das selecções que integram este grupo, a equipa dos Camarões é a melhor classificada no ranking da FIFA, ocupando a 54ª posição, seguido de Burkina Faso (62) Cabo Verde (77) e Etiópia (137).

Cabo Verde vai participar pela terceira vez numa fase final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul, e 2015, na Guiné Equatorial.

Divisão dos grupos

Grupo A: Camarões, Burkina Faso, Etiópia, Cabo Verde;

Grupo B: Senegal, Zimbábue, Guiné- Conacry, Malawi;

Grupo C: Marrocos, Gana, Comores, Gabão;

Grupo D: Nigéria, Egipto, Sudão, Guiné- Bissau;

Grupo E: Argélia, Serra Leoa, Guiné Equatorial, Costa do Marfim;

Grupo F: Tunísia, Mail, Mauritânia, Gâmbia;

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)