domingo, 17 novembro 2019

C Cultura

Feira do livro marca início da terceira edição da Morabeza-Festa do Livro na ilha do Fogo

A terceira edição da Morabeza-Festa do Livro, que este ano tem como palco principal a ilha do Fogo e extensão à cidade da Praia, iniciou-se domingo, 27, com a feira do livro, que decorre até 03 de Novembro.

A feira do livro decorre nas instalações da Casa das Bandeiras e estão disponíveis obras literárias de escritores cabo-verdianos e dos escritores convidados para a terceira edição da Morabeza – Festa do Livro, tendo sido organizado um pequeno stand com obras de escritores da ilha do Fogo.

A Morabeza – Festa do Livro, o maior festival literário dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) tem previsto outras actividades além da feira de livro para exposição/venda.

Segundo a programação no dia 01 de Novembro, no espaço envolvente da Casa das Bandeiras está programada a sessão de abertura seguida de mesa de debate sobre “tradição oral” com Fausto do Rosário e Margarida Fontes.

Para o dia 02 de Novembro estão programadas actividades literárias no município de Santa Catarina do Fogo, nomeadamente na cidade de Cova Figueira com sessão com alunos orientada por Carmelinda Abu Raya e João Tordo e no período da entrevista de vida com João Tordo e moderação de Carmelinda Abu Raya.

Em Chã das Caldeiras, na Casa Marisa, está previsto a mesa de debate cujo tema é “porque precisamos do livro como memoria” com Conceição Lima e Germano Almeida com a moderação de Chissana Magalhães.

Outra mesa de debate previsto para o mesmo espaço gira à volta da “culinária, gastronomia e livros” com Diogo Rocha e moderação de Jorge Sobrado, seguido de “show cooking” sobre a cozinha cabo-verdiana e o futuro sob a responsabilidade de Chakall e Lamine Medina.

Para o último dia, o festival chega aos Mosteiros onde está programado a realização da mesa de debate sobre “porque precisamos de uma literatura cabo-verdiana” com os escritores Manuel Veiga e Eurídice Monteiro com a moderação de Adelaide Monteiro.

Em São Filipe na Casa das Bandeiras para o último dia do festival está agendado a entrevista de vida com Germano Almeida e moderação de Fausto do Rosário, seguido de mesa de debate sobre “porque precisamos de livros hoje” a cargo de Abdulai Sila e Samuel Gonçalves e moderação de Jorge Sobrado.

Para o encerramento da terceira edição da Morabeza – Festa do Livro, que terá como palco o museu municipal de São Filipe, está prevista a realização de uma conferencia em homenagem a Teixeira de Sousa intitulada “transformações do tecido social foguense através do romance Xaguate” sob responsabilidade de Manuel Veiga, seguido de mesa de debate sobre “a mulher na cultura” com Dina Salústio e Shauna Barbosa e moderação de Eurídice Monteiro.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)