terça-feira, 20 agosto 2019

C Cultura

Festas do município dos Mosteiros com orçamento de seis mil contos – vereador

A edição deste ano das festas do dia do município dos Mosteiros, que decorrem de 12 a 18 deste mês, tem um orçamento de seis mil contos, disse o vereador da Cultura, Fábio Vieira.

Numa conferência e imprensa realizada na tarde de quinta-feira na cidade de Igreja, Mosteiros, para divulgação da programação das actividades das festas, o vereador disse que a autarquia definiu seis mil contos para esta festas e está a montar uma engenharia financeira no sentido de poupar recursos, por ser um município com fraca base fiscal e tem de adaptar-se à sua realidade económica.

Este ano, indicou, as festas homenageiam os artistas da ilha e dos Mosteiros na diáspora, em particular, em sinal de reconhecimento pelo contributo que têm prestado para o desenvolvimento da cultura, observando que a realização da mesma entre 12 a 18 deste mês é no sentido de aproveitar o fim-de-semana, facilitando a participação das pessoas nas actividades.

“A câmara tem estado a alterar, ano após ano, a linha editorial das festas numa perspectiva de transforma-la, a médio prazo, num produto turístico de qualidade e de alto valor acrescentado para a economia local”, disse o vereador, observando que a nível cultural a grande novidade é a realização, pela primeira vez da “guitarrada – mornas ao pôr do sol” que junta vários músicos instrumentistas em homenagem a candidatura da morna a património da humanidade.

Para esta actividade estão confirmados a participação de músicos instrumentistas como Jorge Pimba, Júlio Correia, Braz de Andrade, Amadeu Fontes, Katia Semedo, José Rui de Pina, de entre outros.

A nível cultural destaque ainda para baile popular, vigésimo sexto festival de praia Lantcha, todo mundo canta, miss Mosteiros 2019, sendo que do cartaz fazem parte artistas e grupos como CV Boys Band constituído por jovens dos Mosteiros residentes nos Estados Unidos, Vargas Monteiro, Du Marthaz, Kino Cabral, Gama, Batchart, Rapaz 100 Juiz, Romeu de Lurdes, Buguin Martins, Tony Fika, Willy Semedo, grupo Passadinha, Ana Lopes, José Laço, Félix Lopes, de entre outros.

O problema de transporte está equacionado com solicitação para realização de voos adicionais no período das festas para permitir a mobilidade de artistas e de todos quantos venham para os Mosteiros, que segundo o vereador foi atendida pela companhia aérea e neste momento a organização da festa já tem todos os bilhetes dos artistas emitidos.

Com relação ao desporto além dos jogos de mesa, realizar-se-á o torneio de município entre as equipas de No Pintcha e Cutelinho (Mosteiros), Desportivo (Santa Catarina) e Vulcânico (São Filipe) mas também provas de atletismo (masculino e feminino), ciclismo, natação e corrida de cavalos.

A feira de agro negócio durante uma semana para divulgação e promoção dos criadores da arte, empreendedores, empresas e produtos agro-pecuários, a gala de emigrante para troca de experiência, vivencias e para analisar novos formatos de cooperação, sessão solene da Assembleia Municipal para debater o estado do município e prestar homenagem a diversas personalidades, inaugurações constam da programação das festas do município dos Mosteiros 2019.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)