quarta-feira, 23 outubro 2019

C Cultura

Inicia hoje a sexta edição do “Fogo Coffee Fest” com a temática “cultura do café e o seu valor económico na actualidade”

A sexta edição do “Fogo Coffee Fest” inicia na tarde de hoje na cidade de Igreja, Mosteiros, com a temática “cultura do café e o seu valor económico na actualidade”.

Esta edição do festival, organizada pela câmara municipal, com duração de três dias tem como palco a rua pedonal, no centro da cidade de Igreja, iniciando com uma conferência sobre a cultura do café e o valor económico.

Da programação consta a realização de uma feira de artesanato e agronegócios, concurso de poesia, de confecção de café e de bolo de café, a segunda edição da corrida do café, além da dança, teatro e música com grupos locais, Félix Lopes, Nhô Nani e a banda Passadinha constituída por Júlio Correia, Braz de Andrade e Amadeu Fontes, sendo que o último dia do festival coincide este ano e pela primeira vez com o Dia Internacional do Café, 14 de Abril.

Além do tema geral, “cultura do café e o seu valor económico na actualidade”, serão debatidos outros painéis como “a evolução da cafeicultura em Cabo Verde” a cargo do professor da Universidade de Cabo Verde, José Maria Semedo, “a museologia do café – uma experiência do Centro da Ciência do Café de Portugal”, “o estado da arte do café do Fogo: desafios e sustentabilidade”.

A autarquia já anunciou o montante dos prémios que são de 10 mil escudos para o “melhor bolo de café”, oito mil escudos para o segundo bolo e cinco mil para o terceiro, enquanto para o melhor café os prémios são de cinco mil, quatro e três mil escudos, respectivamente para os três primeiros classificados.

O vereador da Cultura da autarquia dos Mosteiros, Fábio Vieira, considera que o objectivo do festival, além da internacionalização do café produzido nas zonas altas dos Mosteiros, é continuar a trabalhar para a valorização deste produto biológico enquanto produto turístico com valor económico acrescentado e despertar a juventude pela necessidade de dar continuidade a este sector de actividade.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)