22-07-2018

C Cultura

Solange Cesarovna faz apresentação da Morna na Feira do Turismo ITB em Berlim- Alemanha

A cantora e intérprete da morna, Solange Cesarovna fez uma actuação na passada sexta-feira, 10, no “The World Living Leading Travel Show”, da Feira Mundial de Viagens e Turismo ITB, em Berlim, Alemanha.

Cesarovna integrou a comitiva do Ministério de Turismo, instituição que considera esta oportunidade na Feira Mundial de Viagens e Turismo, uma ocasião para se fazer a promoção da Morna, género musical cabo-verdiano cujo dossiê de candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, está sendo ultimado pelo Ministério da Cultura.

Conforme os promotores da iniciativa, o arquipélago almeja promover a sua música, particularmente a morna, como uma das grandes atracções turísticas para Cabo Verde, razão por que Solange Cesarovna levou para esse certame de Berlim, um repertório à base de mornas de compositores emblemáticos como Eugénio Tavares, B.Léza entre um naipe de autores desta melodia.

Solange Cesarovna editou o ano passado pela mão da Editora Arte&Letra, um disco de compilação das mornas de B.Leza, cuja apresentação ocorreu em praticamente todas as ilhas do país, pelo que considera que o espectáculo de Berlim, na sexta-feira, teve um sabor especial, ao coincidir com o momento em que o Parlamento cabo-verdiano instituiu a data de 03 de Dezembro como Dia Nacional da Morna, em homenagem a um dos maiores compositores da Morna, B.Leza.

A ITB é considerada a maior a Feira Mundial de Viagens e Turismo, realizada na capital da Alemanha, sendo actualmente apontada como o segundo mercado emissor de turistas para Cabo Verde.

Cabo Verde esteve ainda representado na ITB por uma delegação técnica da Direção-Geral do Turismo e Transportes de Cabo Verde, juntamente com um número considerável de expositores que operam em Cabo Verde.

Estes expositores têm a missão de promover o destino e as ofertas turísticas que o arquipélago tem a oferecer sob o novo brand “Cabo Verde is something else” (Cabo Verde é outra coisa).

Com Inforpress

Comments fornecido por CComment

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)