quarta-feira, 22 janeiro 2025

N Notícias

Covid-19/Fogo: Equipa multissectorial reforça medidas para combater propagação do vírus

Uma equipa multissectorial coordenada pelo Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) está no terreno para reforçar a fiscalização das medidas sanitárias a combate a covid-19, no âmbito da resolução de Julho de 2020.

O comandante regional do SNPCB, Edson Alfama, disse à Inforpress que a equipa de fiscalização integra elementos de instituições como Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE), Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), Polícia Nacional, delegacias de Saúde e câmaras municipais das ilhas do Fogo e Brava.

O objectivo, explicou, é fiscalizar as medidas e o cumprimento sanitário de não propagação da covid-19, mas também atribuição de selos de conformidade sanitária, sensibilizar os operadores económicos, sobretudo neste período de forte movimentação de pessoas devido a comemoração da época festiva da bandeira e do dia do município de São Filipe.

Segundo o mesmo, a fiscalização vai abranger toda a ilha, e decorre de 20 a 29 de Abril.

Apesar da decisão da câmara de São Filipe e da Casa da Bandeira, enquanto organizadores das festas do dia do município e da bandeira de São Filipe, respectivamente, da não realização de actividades que concentram grande número de pessoas, o certo é que já estão na ilha vários emigrantes, sobretudo dos Estados Unidos da América, e operadores económicos estão a anunciar nas redes sociais a realização de actividades musicais para a última semana de Abril.

Com relação a realização da corrida de cavalos, uma exigência dos proprietários de cavalos e da comissão organizadora da corrida, que inclusive entregaram à Delegacia de Saúde de São Filipe um plano de contingência para a realização da prova, a decisão ainda não foi tomada, devendo o vereador do desporto reunir-se sexta-feira, 23, com os proprietários para decidir sobre a sua realização e em que moldes, caso venha optar pela realização.

Neste momento, a ilha contabiliza 12 casos activos da covid-19, sendo seis no município de São Filipe, três nos Mosteiros e igual no município de Santa Catarina do Fogo.

Inforpress/Fim

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is 10MB. Only gif,jpg,png files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    Agenda/Eventos

    No events

    Diáspora

    Crónicas

    Carta do Leitor

    Guia Turístico

    Inquérito

    Nothing found!

    logo fogoportal white

    Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)