Editorial
“O cidadão deve saber ou, pelo menos, deve ser colocado em condição de saber”
(Norberto Bobbio, 1992).
Nos dias de hoje, a acesso à informação constitui um direito prioritário e fundamental de qualquer cidadão. Um direito que em Cabo Verde provém da Constituição da República (art.º 48) que diz que “ todos têm a liberdade de informar e de serem informados, procurando, recebendo e divulgando informações e ideias, sob qualquer forma, sem limitações, discriminações ou impedimentos”.
É com base nesses pressupostos que surge o Fogo.cv. Um portal destinado a promover a Ilha do Fogo e todos os foguenses, residentes e/ou na diáspora, independentemente da sua crença político-partidária ou religiosa.
Um instrumento que vai propiciar uma interacção permanente com os cidadãos e a sociedade foguense em geral, através das informações que veicula, dando visibilidade àquilo que se crê ser o essencial do quotidiano da ilha, da vivência da sua população no, das manifestações culturais, do turismo e lazer, bem como de todas as actividades que fazem crescer e desenvolver a Ilha do Vulcão.
Este portal apresenta-se como um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguentes expalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal.
Em termos de conteúdo, fogo.cv aborda artigos sobre questões de actualidade, nos mais diversos dominios, assim como da sua história, do património histórico, cultural, turístico e ambiental do Fogo. Por outra parte, reflete as preocupações e os anseios dos foguenses e reserva espaços para as contribuiçoes e/ou sugestoes que visam a melhoria da qualidade do portal.
Para que cumpra os objectivos preconizados, sobretudo de ser um instrumento de comunicação e de interactividade com os cidadãos por excelência, Djarfogo virtual terá de contar com o empenho e dedicação de toda a equipa técnica e, acima de tudo, com a solidariedade e colaboração de todos os filhos do Fogo.
Agenda/Eventos
No events |
Projetos
Personalidades
François Louis Armand Fourcheut De Montrond
01 março 2018Henrique Teixeira de Sousa
17 janeiro 2018Nhô Aníbal
17 janeiro 2018Empreendedores
Diáspora
Crónicas
Carta do Leitor
Guia Turístico
Inquérito
Nothing found!