quinta-feira, 18 abril 2024

N Notícias

Escola secundária Dr. Teixeira de Sousa com mais três casos positivos da covid-19

A escola secundária Dr. Teixeira de Sousa tem mais três casos positivos da covid-19, sendo dois no sétimo ano e um no 11º ano, após exames laboratoriais das amostras recolhidas para testes PCR.

A escola de São Filipe foi notificada terça-feira, 13, do registo dos novos três casos positivos, sendo que os alunos do sétimo ano, de salas diferentes, encontravam-se em isolamento domiciliar há mais de uma semana a aguardar as respostas.

Os três alunos com testes PCR positivos continuam em isolamento e, hoje, uma equipa da delegacia de Saúde de São Filipe procedeu a recolha de amostras dos contactos directos dos casos positivos para testes, devendo os mesmos permanecer em casa até conhecer o resultado.

A direcção da escola Dr. Teixeira de Sousa teve um encontro de trabalho, na terça-feira, com a delegada de Saúde de São Filipe, que indicou que a recomendação é para não fechar as escolas ou suspender as aulas, a não ser em caso que se justifique.

Apesar de neste momento a escola já contabiliza seis casos positivos, sendo três alunos do 7º, um do 9º, um do 11º e outro do 12º ano de escolaridade, todos de turmas diferentes, a escola continua a funcionar com paralisação das turmas com infectados ou com isolamento domiciliar apenas dos alunos contactantes directos.

A estratégia na recolha de amostras não abrange todos os alunos da sala, mas apenas os que estão mais próximos e aqueles que o infectado indicar como contacto.

A secretaria do conselho da direcção da escola, Joaquina Rodrigues, voltou a afirmar que o foco não está na escola, mas na comunidade e que o estabelecimento de ensino tem adoptado todas as medidas de segurança, desde o uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre os alunos, higienização, menor tempo de convivência entre os alunos, entre outras regras.

Esta indicou que os alunos das turmas do 7º e 9º ano que estavam em situação de isolamento domiciliar na sequência de teste positivos de dois companheiros, já podem regressar às aulas a partir de hoje, depois do resultado negativo dos seus testes PCR.

Em São Filipe além da escola Dr. Teixeira de Sousa, há registo de um caso positivo na escola básica de Santa Filomena.

Com os dados de terça-feira a passa a contabilizar, desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto até o dia 13 de Outubro, um total de 281 casos acumulados da covid-19, sendo 168 nos Mosteiros, 101 em São Filipe, e, 12 em Santa Catarina, com um total de quatro óbitos, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (01), Santa Catarina (01) e São Filipe (02).

São Filipe conta neste momento com 52 casos activos, dos quais dois estão hospitalizados e devem receber alta entre hoje e final de semana, o município de Santa Catarina 12 casos activos e os Mosteiros há já alguns dias que não tem casos activos da covid-19.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)