quinta-feira, 18 abril 2024

N Notícias

Estudantes universitárias da ilha do Fogo retidos em Santiago promovem campanha de solidariedade

Os estudantes universitários da ilha do Fogo retidos na ilha de Santiago promoveram uma campanha solidária de recolha de fundos para os ajudar a ultrapassar e minimizar a situação provocada pela pandemia de novo coronavírus (covid-19).

Assim, os mesmos convidam os seus familiares, patrícios, amigos e benfeitores a participarem desta acção solidaria, cujo objectivo é mobilizar apoios e recursos necessários para fazerem face ao contexto criado pela pandemia, já que, devido ao estado de emergência e os seus prolongamentos, se encontram em confinamento domiciliar obrigatório e passam por “momentos difíceis”.

Segundo Lúcio Baptista, um dos membros do núcleo de estudantes universitários da ilha do Fogo, estes estão a passar por “momentos difíceis e desafiantes” para ultrapassar esta pandemia e concluir com sucesso as responsabilidades académicas deste ano lectivo.

Enquanto núcleo organizador da campanha apela a todos para uma doação e contributo na conta número 3967046110001, na Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), NIB: 00020000396704110185.

Salienta que o valor arrecadado será crucial para apoiar mais de 200 estudantes universitários que estão em situação de deslocados em Santiago, nomeadamente para alimentação e pagamento de rendas, propinas, facturas de água e electricidade, assim como o acesso a internet para as aulas à distância.

Segundo a mesma fonte o número de estudantes do Fogo ultrapassa as duas centenas para além da parte que conseguiu regressar à ilha, mas outros nem por isso, devido ao estado de emergência e também a problemas financeiros.

Estes já solicitaram apoios às câmaras municipais da ilha que, entretanto, já apoiaram os estudantes que beneficiam de subsídio durante o ano lectivo.

Muitos estudantes faziam trabalho extras, segundo Lúcio Baptista, para arrecadar algum rendimento para os auxiliarem com as despesas académicas, mas neste momento estão impossibilitados de trabalhar e precisam de “apoio urgente”.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)