sábado, 20 abril 2024

N Notícias

Iniciadas as obras de adução de água à zona alta de Ponta Verde

A população da zona alta de Ponta Verde passará a dispor dentro de quatro meses de rede pública de abastecimento de água com a conclusão do projecto de adução de água, em curso neste momento.

O projecto de adopção de água a zona alta de Ponta Verde, situada a norte do município de São Filipe, está orçado em 15 mil contos e é cofinanciado pelo Governo de Cabo Verde, Câmara de São Filipe e a empresa intermunicipal de águas, Águabrava.

Com a conclusão deste projecto espera-se que as zonas de Piasco, Fontinha, Boca Larga e Roqueira que integram a comunidade de Ponta Verde passem a ser abastecidas a partir de rede pública, mas também com rede de distribuição permitindo a ligação domiciliária de água nas diferentes localidades.

Para além deste projecto que representa um importante investimento, prevê-se ainda para este ano o início da implementação de um investimento muito esperado no sector de abastecimento de água que é o de adução de água a Campanas de Cima a partir da extensão da rede de Lomba ou de Inhuco consoante viabilidade técnica e económica.

No dizer do administrador/delegado da Águabrava, Rui Évora, trata-se de um projecto orçado em cerca de 60 a 70 mil contos e que será financiado pela Águabrava com a comparticipação da Câmara de São Filipe.

A empresa foi autorizada pela Assembleia-geral, na sessão de Fevereiro, a contrair um empréstimo bancário no valor de 150 mil contos para financiamento de vários projectos, sendo o mais importante o de adução de água a Campanas de Cima que deverá iniciar ainda no primeiro semestre deste ano.

No quadro do plano de contingência de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), a Águabrava suspendeu a campanha de corte de ligação domiciliária de água por falta de pagamento nas ilhas do Fogo e da Brava, situação que vai permanecer, segundo Rui Évora, enquanto estiver em vigor o plano de contingência.

A mesma fonte indicou ainda que foram tomadas outras medidas de prevenção, nomeadamente de restrição das pessoas nos balcões de atendimento e de pagamento das facturas quer na sede da empresa em São Filipe como nas suas delegações nas duas ilhas.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)