quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

Covid-19 pode condicionar a programação das festas da Bandeira e do dia do município

As medidas anunciadas pelo Governo para prevenção e controlo do Covid-19 podem condicionar as festas da Bandeira e do município de São Filipe que decorrem na última semana de Abril, admitiu o vereador Caetano Rodrigues.

Em declarações à Inforpress, Caetano Rodrigues, classificou de “justas e correctas” as medidas do Governo para prevenir o novo coronavírus (Covid-19), nomeadamente de cancelar eventos internacionais que reúnem elevado número de participantes provenientes de países com epidemia, até 30 de Junho, salientando que as mesmas vão condicionar toda a programação das festas da Bandeira de São Filipe e do Dia do Município.

“Já temos um esboço do programa das festas, mas se a situação continuar vamos ter que alterar a programação como forma de proteger primeiro as pessoas”, avançou o vereador, observando que se houver melhoria da situação vão continuar com a programação normal.

Este indicou que até o final deste mês de Março o programa das festas da Bandeira e do Dia do Município de São Filipe estará disponível para todos.

Caetano Rodrigues salientou que, neste momento, está-se na fase final da programação e acredita que haverá condicionamento de algumas actividades porque já que grande parte dos artistas e não só que participam nas festas residem em países como Portugal, França e Luxemburgo.

De momento não se coloca a possibilidade do cancelamento das actividades das festas que concentram grande número de pessoas, mas o vereador Caetano Rodrigues, advogou que, se for preciso e para proteger as pessoas, não haverá mal nenhum em cancelar as festas.

“Penso que devemos, todos, pensar primeiro no bem-estar das pessoas”, declarou a mesma fonte, observando que a autarquia está a trabalhar e acompanhar o desenrolar da situação e que em função da evolução tomará medidas mais adequadas.

A bandeira de São Filipe que coincide com o dia do município com o mesmo nome, é uma das maiores festas de romaria da ilha e do país que anualmente movimenta milhares de pessoas durante mais de uma semana.

As diversas actividades que compõem a programação da festa começam na segunda quinzena de Abril e de forma mais intensa entre os dias 25 de Abril e 01 de Maio, com cinco noites de baile/festival musical na praça do Presídio (centro histórico da cidade de São Filipe), além de actividades desportivas, recreativas, culturais e religiosas, com destaque para a prova de hipismo que junto com o festival movimenta elevado número de pessoas.

Anualmente a ilha recebe por estas alturas milhares de pessoas, naturais da ilha do Fogo, mas residentes noutras ilhas e na diáspora, sobretudo dos Estados Unidos da América, mas também pessoas de outras paragens e turistas que se deslocam à ilha com o propósito de participar nas festas da bandeira de São Filipe, uma actividade que ultrapassou há muito as fronteiras da ilha e de Cabo Verde.

As actividades desportivas, recreativas e festivais são da responsabilidade da Câmara Municipal de São Filipe, enquanto outras, sobretudo a parte tradicional e o ritual da bandeira, da responsabilidade da Casa das Bandeiras e do festeiro.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)