sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Município de Santa Catarina conta com dois médicos residentes

O município de Santa Catarina do Fogo, um dos mais pobres de Cabo Verde, e com uma população residente de pouco mais de cinco mil (5.274) habitantes passa a dispor de dois médicos permanentes.

O autarca de Santa Catarina, Alberto Nunes, disse hoje à Inforpress que o segundo médico colocado no centro de saúde de Cova Figueira, sede do município, já está a exercer, o que representa um ganho para a população de Santa Catarina no domínio da saúde.

Além da colocação de dois médicos no centro de saúde, Alberto Nunes disse que nos próximos dias chega uma ambulância para o centro de saúde e financiado pelo Ministério da Saúde.

Para este ano a previsão é para o município passar a dispor de duas ambulâncias, sendo uma para Chã das caldeiras e financiado pelo Fundo de Sustentabilidade Social do Turismo (FSST) e outra ambulância para o centro de saúde, financiada pelo ministério.

Depois de dotar o centro de saúde de dois médicos, espera-se que nos próximos tempos a estrutura de saúde seja dotada de mais enfermeiros.

No centro de saúde trabalham neste momento três enfermeiros, mas a reivindicação/solicitação do município é para, segundo Alberto Nunes, ter, ao menos, cinco enfermeiros para dar cobertura no centro e nas unidades sanitárias de base, sublinhando que para Chã das Caldeiras está-se a pensar num enfermeiro permanente naquela localidade turística e muito visitada ao longo do ano.

O município de Santa Catarina do Fogo conta com uma população residente de 5.274 pessoas correspondente a 14,9% da população da ilha do Fogo e um por cento da população de Cabo Verde, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referente ao ano de 2018, sendo que mais de metade, 50,7%, é do sexo masculino e a parte restante, 49,3% do sexo feminino, e a média de idade é de 27,2 anos.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)