sexta-feira, 19 abril 2024

N Notícias

Governo inaugura em Julho a reabilitação da estrada e inicia a construção da rede técnica e viária de Chã das Caldeiras

O Governo inaugura no mês de Julho a reabilitação da estrada Cova Tina a Bangaeira, em Chã das Caldeiras, ilha do Fogo, coincidindo com o início das obras de construção das redes técnicas e viárias da referida localidade.

A inauguração do troço de estrada Cova Tina/Portela/Bangaeira, com uma extensão de pouco mais de 11 quilómetros (11.260 metros) e cujo orçamento inicial era de 109 mil contos, está calendarizada para 12 de Julho, altura em que a comunidade de Chã das Caldeiras festeja a sua santa padroeira, Rainha de Cabo Verde, assinalado no segundo domingo de Julho, e vai ser presidida pelo chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva, na presença da ministra das Infraestruturas, Eunice Silva.

A informação foi avançada à Inforpress pelo autarca de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, indicando que neste momento a empresa está prestes a concluir os trabalhos, tendo inclusive ultrapassado o povoado de Portela.

Com a reabilitação da estrada, cujo traçado foi desviado do projecto inicial para evitar o consumo de terrenos agrícolas, a localidade de Chã das Caldeiras fica desencravada e o acesso a esta localidade é feito em menos tempo e com maior comodidade.

No mesmo dia, segundo o autarca de Santa Catarina, vai ser lançada a obra da construção das redes técnicas e viárias de Chã das Caldeiras, cujo concurso para selecção de empresas para a sua execução aconteceu no passado mês de Fevereiro.

A construção das redes técnicas e viárias de Chã das Caldeiras enquadra-se no âmbito do plano detalhado de Chã das Caldeiras, aprovado no ano passado pela Assembleia Municipal e prevê a realização de arruamentos dentro das comunidades de Portela e Bangaeira, com vias para carros, espaço para pessoas e inclusive para bicicleta.

Os povoados de Portela e Bangaeira já têm o traçado definido, mas precisa ser conectado com redes de água, esgotos, electricidade, sendo que o Ministério das Infraestruturas poderá alocar até 100 mil contos neste trabalho.

A rede viária interna e redes técnicas abrange a de esgoto e de água permitindo as pessoas procederem a ligação domiciliária, isto tudo no quadro do plano detalhado de Chã das Caldeiras, mas não abrange a rede eléctrica já que a electrificação de Chã das Caldeiras deve ser assegurada por uma empresa de jovens foguenses radicados nos Estados Unidos da América, que pretendem produzir e fornecer energia para um total de 200 casas e 11 estruturas como escolas, restaurantes, unidades de produção local e estruturas sociais a uma tarifa social de mil escudos mensais para as famílias mais necessitadas.

Além da inauguração das obras da reabilitação do troço Cova Tina/Portela/Bangaeira e do início da execução da rede técnica e viária de Chã das Caldeiras, na mesma ocasião será entregue a primeira fase do complexo educativo que consistiu na construção do jardim infantil, que entra em funcionamento no ano lectivo 2019/20.

A construção desta infra-estrutura educativa esteve a cargo do Gabinete Técnico do M_EIA que dá assistência técnica no domínio de arquitectura e de tecnologias de construção sustentável à população de Chã das Caldeiras, com base em materiais locais e de acordo com o plano detalhado de Chã das Caldeiras, elaborado por uma equipa técnica da empresa Gesplan (Ilhas Canárias).

Neste momento está em curso a construção da estrada rural com uma faixa de rodagem de 4,5 metros, sendo quatro metros de via e meio metro de berma, numa extensão de pouco mais de sete quilómetros, ligando Campanas de Cima  a Piorno, cujo orçamento inicial estimado era de cerca de 170 mil contos (de 168 mil contos), valor que poderá ser aumentado tendo em conta alguns pontos negros devido às linhas de água e a necessidade de construção de obras hidráulicas.

Se o prazo fixado para a execução desta infra-estrutura viária for cumprido o troço Campanas de Cima a Piorno estará concluído no final do ano (Dezembro de 2019).

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)